Em debate no programa Bate-Pronto, da Jovem Pan, Vampeta falou sobre a postura de ex-jogadores em não comparecer no velório de Pelé. Anteriormente, no Catar, a Conmebol homenageou o eterno camisa 10 do Brasil, mas o evento não contou com presença dos craques que estavam no país-sede da Copa do Mundo. Sendo assim, o comentarista acredita que a falta de incentivo financeiro motivou a decisão em “esquecer” o evento.
Além disso, como possui convivência nos bastidores, Vampeta relatou que o comportamento é comum entre os boleiros. Dessa forma, até mesmo para uma visita informal, eventuais cachês são questionados como forma de compensação.
“Eu conheço os jogadores de futebol do Brasil, principalmente as grandes estrelas. A homenagem ao Pelé no Catar, se não pagar, os caras não vão! Os caras que estavam de outras nações, todo mundo recebeu! Se não levar uma moeda, não vai. O próprio Pelé, em vida, também. Se não pagar, não vai! Vai pagar pra ir no enterro? Aí eu entendo. Estou falando do evento da Conmebol. Se fosse uma homenagem ao Romário, o pensamento é que a Fifa e a Conmebol estão ganhando dinheiro. Até entre nós, para ir na casa do outro para um churrasco. Chamei pra casa do Luizão e eu já ouvi jogador falando: ‘O que eu vou ganhar lá?’. E todo mundo jogou junto, é amigo. Não dá pra contar tudo porque o bicho pega. Só vão em evento pra ganhar dinheiro“, disse.
Conmebol faz homenagem para Pelé no Catar e pelé nenhum ex-jogador brasileiro comparece.
— Goleada Info (@goleada_info) December 11, 2022
Diversos brasileiros foram convidados, mas o único ex-atleta que esteve presente foi o argentino Javier Zanetti.
🗞 | 📸 @vitorsergio #EsportudoNaCopa pic.twitter.com/a2jiKS2MZH
Sobre a ausência no velório de Pelé, Vampeta não julgou os antigos companheiros que não estiveram na Vila Belmiro. Mesmo assim, o comentarista destacou que apenas os nomes mais importantes do futebol nacional, como Romário e Ronaldo, serão cobrados pela atitude controversa.
“Eu duvido que alguém vai questionar porque o Júnior não foi, o Ronaldão ou o Anderson Polga. Essa polêmica é em cima do Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Dunga, Cafu… mas a gente não sabe a vida de cada um deles. O grupo do penta os caras soltam alguma coisa, mas isso não diminuiu o que fez o Pelé gigante. Cada um tem o seu individual”, pontuou.