A Associação de Futebol da Albânia apresentou nesta segunda-feira (9) a nova comissão técnica que irá comandar a seleção visando a classificação para a Eurocopa. Sylvinho, ex-técnico de Corinthians e Olympique Lyon, firmou contrato até junho de 2024.
O Torcedores.com apurou que o Sylvinho recebeu convite de outras seleções europeias. No entanto, o treinador ficou sensibilizado com o projeto esportivo apresentado pelo presidente da entidade, Armand Duka, fã confesso do futebol brasileiro.
Além disso, Sylvinho deixou claro durante as tratativas que não abriria mão de levar seu time de confiança para a Europa. Dessa forma, ele reforçou sua comissão técnica com Doriva Guidoni e Pablo Zabaleta.
Números de Doriva como técnico do São Paulo
Jogos: 7
Vitórias: 2
Empates: 1
Derrotas: 4
Aproveitamento: 33,33%
A dupla trabalha junto desde 2021, quando Sylvinho foi contratado pelo Corinthians. A parceria começou durante o grupo de estudos formado pelo treinador durante o período que obteve a Licença Pro da CBF Academy.
Ex-jogador do Porto, Sampdoria, Celta de Vigo, Middlesbrough e Blackpool, Dorival atuou ao lado de Sylvinho na Espanha de 2001 a 2002. Desde então, eles ficaram amigos e voltaram a trabalhar juntos quando o ex-lateral-esquerdo assumiu o Corinthians em 2021.
Logo após a demissão de Sylvinho, a diretoria alvinegra fez um convite para Doriva Guidoni seguir integrando a comissão técnica do Corinthians. No entanto, o auxiliar técnico decidiu deixar o clube paulista em solidariedade ao colega.
Números de Doriva como técnico do Vasco
Jogos: 33
Vitórias: 15
Empates: 9
Derrotas: 9
Aproveitamento: 54,55%
Assim que pendurou as chuteiras, Doriva Guidoni passou a realizar cursos e estágios, sobretudo, na Europa. Antes de iniciar a carreira de treinador no Ituano, onde conquistou o Campeonato Paulista de 2014, o ex-jogador fez estágio com Fernando Santos, ex-técnico de Portugal, no Porto, Sporting e Benfica.
Depois disso, ele fez o curso da CBF Academy. O certificado o autorizou a ser técnico em qualquer categoria da base ao profissional. Desde então, comandou 13 equipes no futebol brasileiro entre elas o Athletico Paranaense, Vasco, São Paulo e Bahia.
Seu trabalho mais expressivo foi no comando do Vasco, quando conquistou o Campeonato Carioca de 2015. Apesar disso, Doriva Guidoni foi demitido por Eurico Miranda, então técnico do clube, devido aos maus resultados na Série A do Campeonato Brasileiro.