Real Madrid ganha desfalque para o Mundial de Clubes
Lateral-esquerdo saiu de campo lesionado durante dérbi contra o Atlético de Madrid, no dia 26, e teve confirmação do afastamento nesta terça-feira (31)
Após ser submetido a exames, Ferland Mendy foi diagnosticado com uma lesão no músculo semimembranoso da perna esquerda e está fora dos compromissos decisivos do Real Madrid pelo Mundial de Clubes e Champions League.
A equipe médica não estipulou um prazo para a recuperação, porém, segundo a imprensa espanhola, o lateral-esquerdo levará de seis a oito semanas para retornar aos gramados.
Mendy foi substituído aos 39 minutos do primeiro tempo durante o dérbi contra o Atlético de Madrid, no dia 26 de janeiro. O jogo, que teve classificação merengue para a semifinal com direito a virada por 3 a 1, ocorreu pelas quartas de final da Copa do Rei.
Mendy enfrenta longo histórico de lesões desde sua chegada à Espanha
Desde que aportou no Real Madrid, em julho de 2019, Mendy vem sofrendo constantemente com lesões. Esta foi sua décima.
Somando com a previsão de retorno do atual momento, o atleta passará dos 300 dias fora de combate em quatro temporadas.
O lateral-esquerdo atuou em 32 dos 51 jogos do clube entre 2019 e 2020. No período seguinte (2020-21), ficou afastado por 123 dias. Pela temporada 2021-22, esteve presente em 35 dos 56 compromissos (62%).
Real Madrid terá maratona de jogos decisivos pela frente
O Real Madrid entrará em uma fase crucial para as suas pretensões na temporada. Estreará no Mundial de Clubes no dia 8 de fevereiro e terá confrontos eliminatórios por Champions League, Copa do Rei e outro dérbi pelo campeonato espanhol, tudo isso entre o segundo e terceiro mês do ano.
Já garantido na semifinal do Mundial, a equipe da capital espanhola aguarda a definição de seu adversário. Seattle Sounders (Estados Unidos), Al-Ahly (Egito) e Auckland City (Nova Zelândia) postulam por uma vaga para encarar o atual campeão europeu.
Praticamente na sequência de sua participação no torneio da Fifa, a delegação madridista viajará à Inglaterra para encarar o Liverpool no duelo de ida pela Champions League, em 21 de fevereiro. Cinco dias depois, novo confronto diante do Atlético de Madrid, desta vez pelo campeonato espanhol.
Além disso, haverá o “El Clasico” em duas oportunidades no mês de março, nos dias 2 e 19. A primeira partida, válida pela semifinal da Copa do Rei, será disputada com mando de campo do Real Madrid. O jogo seguinte, pela La Liga, será realizado em Barcelona.
Entre as duas datas, no dia 15, o time comandado pelos craques Benzema e Vinicius Júnior ainda receberá o Liverpool para decidir a classificação às quartas de final da competição continental.
Carlo Ancelotti terá de improvisar peças para substituir o defensor
Confirmada esta lesão de Mendy, Carlo Ancelotti ganhou uma nova dor de cabeça para escalar sua equipe neste momento importante. O treinador não possui um jogador de ofício da posição em seu plantel para substituir o francês. O brasileiro Marcelo e o espanhol Miguel Gutiérrez foram transferidos no início desta temporada para o Olympiacos e Girona, respectivamente.
A solução poderia envolver o deslocamento do lateral-direito Daniel Carvajal ou de Lucas Vásquez para o lado esquerdo, mas ambos ainda estão em processo final de recuperação de suas lesões.
Ao substituir Mendy após a lesão sofrida, Ancelotti precisou improvisar Camavinga na lateral-esquerda. O volante foi mantido no embate terminado em 0 a 0 contra a Real Sociedad no domingo (29) e, ao que tudo indica, seguirá na posição pelos próximos jogos.