Preso na Espanha, Daniel Alves aguarda para saber se uma possível saída da cadeia será autorizada pela Justiça. Acusado de estupro, o lateral-direito ficou detido como medida cautelar, já que poderia deixar o país. Ainda que o processo esteja no início, existe uma forte tendência que a sentença final demore para ser conhecida. Caso seja condenado em primeira instância, a defesa do jogador pode recorrer no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha e no Supremo.
Neste cenário, levando em conta casos semelhantes, Marco Esteban, diretor de um escritório de advocacia criminal em Barcelona, projetou o tempo para o veredito final. Na visão do profissional, o julgamento de Daniel Alves tem chances de durar três anos. Enquanto os fatos estão sendo apurados, os advogados do atleta tentam reunir provas para que o tribunal autorize o habeas corpus.
“Agora, a prioridade é conseguir um recurso contra a ordem de prisão. Esse é o primeiro passo que a defesa certamente dará. Caso tenha reunido alguma informação ou prova nova, ela pode apresentar ao mesmo juiz que expediu o mandado de prisão para tentar a liberdade”, afirmou Esteban ao jornal La Vanguardia.
Daniel Alves foi transferido para um outro presídio nesta segunda-feira (23).
— Goleada Info (@goleada_info) January 23, 2023
De acordo com a imprensa espanhola, o lateral de 39 anos deseja dar um novo depoimento sobre a acusação de agressão e estupro de uma mulher na Espanha.
🗞 Cadena Ser/ O Dia
📸 AFP pic.twitter.com/VDftRYfjLY
De acordo com a legislação espanhola, a pena para agressão sexual vai de 4 a 12 anos de prisão. Como existe uma cautela para que todos os cenários sejam analisados, Daniel Alves terá que aguardar mais alguns dias para que o pedido de liberdade seja analisado e respondido.
“O Tribunal na Espanha pode levar semanas para responder a um pedido de liberdade. O aconselhável, nesses casos, é armar-se de paciência. As coisas não costumam andar rápido. O juiz é obrigado a ouvi-lo sempre que pedir para qualificar ou dar uma nova versão dos fatos imputados”, afirmou o advogado.