Contratado com status de craque internacional, Paolo Guerrero chegou nem Buenos Aires, na Argentina, na manhã desta terça-feira (24), para assinar contrato com o Racing. Com vínculo até dezembro de 2023, ele terá um salário fixo e irá ganhar bonificações por produtividade.
No Avaí, onde disputou a última temporada, Paolo Guerrero tentou retomar a carreira após nove meses inativo. O jogador aceitou reduzir seus vencimentos para se enquadrar na realidade financeira do clube. Os R$ 150 mil mensais estavam bem abaixo dos valores que um dia chegou a ganhar no Corinthians, Flamengo e Internacional.
Sua contratação foi endossada por Luiz Carlos Cirne, o Lisca Doido, então técnico do Avaí. Apesar da badalação em torno de sua contratação, Paolo Guerrero disputou apenas 10 partidas e não conseguiu ajudar o clube a se manter na Série A do Campeonato Brasileiro.
Sem ofertas para seguir atuando no futebol brasileiro, Paolo Guerrero começou a considerar a possibilidade de mudar-se para a Argentina. O Boca Juniors sempre se colocou como um dos favoritos para contratá-lo. Nos últimos anos, seu nome sempre esteve ligado a uma possível transferência para a equipe Xeneize.
Títulos conquistados por Paolo Guerrero no Brasil
Mundial de Clubes da Fifa: 2012
Recopa Sul-Americana: 2013
Campeonato Brasileiro: 2015
Campeonato Paulista: 2013
Campeonato Carioca: 2017
Porém, o interesse da equipe de Buenos Aires desapareceu após o jogador ser suspenso por doping pela Fifa. Ele foi pego no jogo entre Peru e Argentina em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Após longa batalha nos tribunais, o peruano conseguiu limpar a carreira e comprovar que não foi culpado no episódio.
Depois disso, o peruano enfrentou problemas para manter-se em forma. Nos últimos quatro anos, ele acumulou uma série de problemas musculares. Além disso, sofreu duas importantes lesões no joelho direito no período que atuou pelo Internacional entre 2020 e 2021.
Apesar de estar longe do seu auge físico, Paolo Guerrero não esconde a alegria de poder atuar pela primeira vez por clube da Argentina. O jogador garantiu estar pronto para entrar em campo e colocou-se à disposição para ajudar o técnico Fernando Gago.
“Chego com a cabeça para ser campeão pelo Racing. Sempre tive desejo de jogar no futebol argentino. Estou muito ansioso para trabalhar com Fernando Gago. Estou à disposição para somar ao grupo e ajudá-lo a conduzir o clube aos seus objetivos nesta temporada. Ele é um dos grandes nomes da nova geração de treinadores e tem feito um excelente trabalho à frente do Racing”, disse Paolo Guerrero ao canal “Racing Radio”, no YouTube.