PAL | 4-3 | FLA |
---|
Com a presença de mais de 57 mil torcedores no Estádio Mané Garrincha neste sábado (28), o Palmeiras superou o Flamengo por 4 a 3 em um jogaço e conquistou a Supercopa do Brasil 2023.
O alviverde buscou a virada ainda no primeiro tempo e conseguiu suportar a pressão durante o segundo tempo para garantir o primeiro título da temporada e o único troféu que restava para a atual geração alviverde.
Palmeiras virou o placar no primeiro tempo
O primeiro tempo cumpriu com as expectativas e entregou um jogo movimentado em Brasília. No início, o Palmeiras sentiu-se mais à vontade coma posse de bola e o rubro-negro demonstrou estar confuso taticamente com as tentativas de ajuste.
Rony e Dudu foram os principais jogadores acionados nas definições de jogadas ofensivas do alviverde, e a primeira grande oportunidade surgiu aos 21 minutos depois que Santos tentou afastar o perigo e Endrick travou. Na sobra, Rony chutou fraco pelo lado esquerdo.
Porém, no momento de maior superioridade do Palmeiras, Arrascaeta roubou de Zé Rafael na entrada da área e invadiu pela esquerda. O volante derrubou o uruguaio dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Gabigol bateu firme e deslocou o goleiro para abrir o placar no canto direito.
A comemoração de Gabigol em frente à torcida do Palmeiras originou cartão amarelo para o artilheiro rubro-negro e deixou a equipe alviverde mais nervosa nos minutos seguintes, com passes errados. Do outro lado, o Flamengo equilibrou a posse de bola e passou a trabalhar melhor os passes.
Entretanto, as alternâncias se mostravam presentes e o Palmeiras buscou o empate justamente em seu pior momento no primeiro tempo. Dudu surgiu na entrada da área pelo lado esquerdo e arriscou o chute. A bola resvalou em David Luiz e Raphael Veiga aproveitou o rebote batendo no canto direito de Santos.
Antes do intervalo, ainda houve tempo para o Verdão buscar a virada no placar. Aos 49′, Gabriel Menino recebeu entrelinhas na entrada da área e soltou firme o chute na entrada da área para acertar o ângulo direito, sem chances de defesa para o goleiro rubro-negro.
Flamengo voltou melhor, mas Verdão resistiu em jogaço
No início do segundo tempo, o Flamengo retornou com mais intensidade e acumulou três chances reais de gol. Na primeira, Ayrton Lucas deslocou cruzamento na segunda trave e Varela bateu fraco. Na segunda, Gabriel lançou na área e Pedro testou firme, parando em ótima defesa de Weverton. No rebote, Arrascaeta chutou cruzado e o goleiro fez outra defesa sensacional.
Mas na terceira oportunidade, o Flamengo buscou o novo empate no placar. Aos 6′, Everton Ribeiro lançou em profundidade na medida para Gabigol finalizar de cavadinha e encobrir o goleiro Weverton.
O Palmeiras não sentiu o gol e buscou nova vantagem do placar com pressão em linhas altas. Aos 13′, Endrick dominou o cruzamento de Gabriel Menino dentro da área e a bola resvalou no braço ampliado de Everton Ribeiro. Raphael Veiga chutou cruzado de canhota e Santos foi no canto certo, mas não conseguiu alcançar a bola.
A resposta do Flamengo foi imediata e de forma espetacular. Após troca de passes na entrada da área, Everton Ribeiro deixou para Ayrton Lucas na esquerda da área. O lateral rolou para trás e Pedro finalizou de calcanhar no canto esquerdo em um verdadeiro golaço.
Aos 23′, Dudu rolou na medida para Raphael Veiga na primeira trave e acionou Rony, que chutou em cima do goleiro Santos no duelo 1v1. Na resposta em contra-ataque, Pedro foi acionado pela esquerda e invadiu a área, mas acabou sendo travado no momento do chute.
O jogo franco abriu os espaços para ambos os lados, mas o Palmeiras aproveitou melhor e chegou ao quarto gol aos 29′. Raphael Veiga foi acionado na esquerda e cruzou rasteiro para trás. Dudu furou na finalização, mas a bola chegou para Gabriel Menino, que bateu “no susto”. O goleiro Santos se complicou no movimento e a bola entrou.
Na reta final, a equipe alviverde optou pelas linhas compactas no sistema defensivo para segurar a arrancada final rubro-negra. Porém, o Flamengo não conseguiu mais finalizar no alvo e o Palmeiras aproveitou para chegar com perigo aos 51′, depois que Jailson recebeu de Breno Lopes na entrada da área e ajeitou para bater firme ao lado da trave esquerda.
A tensão tomou conta dos minutos finais com a expulsão de Abel Ferreira e os cartões amarelos para Everton Ribeiro, Marinho e Pedro. A chance final da partida ocorreu aos 54′ depois que Everton Ribeiro cobrou escanteio, Matheuzinho desviou e Thiago Maia concluiu para fora com perigo, confirmando o título do Palmeiras na Supercopa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4-3 FLAMENGO
Data: 28/01/2023, 16:30
Estádio: Mané Garrincha
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael (Luan) e Raphael Veiga; Rony (Rafael Navarro), Dudu (Breno Lopes) e Endrick (Mayke). (Técnico: Abel Ferreira)
Flamengo: Santos, Varela (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson (Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Everton Cebolinha); Gabi e Pedro. (Técnico: Vítor Pereira)