Campeão Brasileiro em 2022, o Palmeiras manteve quase o mesmo time para esse ano, além de manter o mesmo treinador.
O Alviverde não contratou ninguém, mas perdeu cinco jogadores, sendo dois titulares. Saíram: Gustavo Scarpa, Danilo, Jorge, Wesley e Lucas Esteves.
Danilo e Scarpa, que eram titulares no meio-campo do time, vão seguir jogando juntos, já que ambos foram para o Nottingham Forest, da Inglaterra.
Em 2022, o time base do Palmeiras foi: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Scarpa e Raphael Veiga (Tabata/Mayke); Dudu e Rony.
Raphael Veiga sofreu com lesões e deu lugar inicialmente à Bruno Tabata e depois ao lateral Mayke, que foi improvisado no meio-campo.
No final da temporada, nos últimos quatro jogos do Brasileirão, quando o Verdão já era campeão matematicamente, Abel Ferreira promoveu Endrick no time titular, mudando a formação, jogando com dois pontas ao invés de dois meias.
O Palmeiras, então, terminou a temporada com Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Scarpa; Dudu, Rony e Endrick.
E esse é o esboço do que deve ser o time de Abel Ferreira em 2023. Na estreia da temporada, contra o São Bento, no último sábado (14), o técnico português escalou a mesma equipe, tirando apenas Scarpa e Danilo, que foram negociados.
Para o lugar de Scarpa, o substituto era mais óbvio, já que Raphael Veiga, antes titular, se recuperou de lesão e está a disposição para atuar como titular no meio-campo.
Já no lugar de Danilo, ainda segue um mistério. Na primeira partida jogou Jailson, mas Abel justificou que Jailson irá jogar esses primeiros jogos para readquirir ritmo de jogo. Jailson não entra em campo desde abril do ano passado, quando rompeu os ligamentos do joelho.
Enquanto o Verdão não contrata um substituto para Danilo, Jailson disputa posição com Gabriel Menino.
Então, o Palmeiras 2023 tem: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Menino), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.