Após passar 15 anos com o New Orleans Saints, Sean Payton deixou o comando da equipe no ano passado e passou a última temporada como analista da Fox. No entanto, ao que tudo indica, ele pode voltar a ser técnico principal de uma equipe em 2023 e é o nome mais atrativo do mercado.
Com a autorização dos Saints, Payton já realizou ou programou entrevistas com quatro dos cinco times que têm a posição de head coach em aberto: Denver Broncos, Arizona Cardinals, Houston Texans e Carolina Panthers. A única dessas equipes que ainda não agendou um encontro com ele foi o Indianapolis Colts.
Além destes times, houve muita especulação sobre um possível interesse do Dallas Cowboys, do Los Angeles Chargers e até mesmo de New Orleans pelo técnico. Porém, todos já declararam que vão manter as suas atuais comissões (até o momento).
CONDIÇÕES PARA ASSINAR COM O TÉCNICO
Para que Sean Payton possa treinar outras equipes da NFL existem algumas condições, a começar pelo próprio desejo do treinador. Em novembro, ele falou ao The Athletic que pretende evitar franquias disfuncionais e o que está buscando em um novo emprego: “Seria o nível de conforto com os donos e a gerência, com a estrutura de liderança, com um pensamento semelhante. Há mais dessas oportunidades lá fora? Acredito que não muitas. Acho que há muitos times disfuncionais em nossa liga. Existem alguns lugares onde os talentos vão para morrer. Eu só quero evitar esses lugares”. Caso não encontre a oportunidade certa, Payton pode até mesmo ficar na televisão por mais um ano.
Yesterday, the Broncos reached out to the Saints to inquire about their former HC Sean Payton.@SeanPayton discusses the situation and his possible return to the NFL ⬇️ pic.twitter.com/XDr7HADIUT
— FOX Sports: NFL (@NFLonFOX) January 8, 2023
Como Sean Payton ainda tem contrato com os Saints por mais dois anos, os times interessados também teriam que compensar New Orleans para contratar o técnico. Mickey Loomis, general manager dos Saints, já disse que não impedirá que o ex-treinador do time vá para outra franquia. Mas embora não exista um preço certo pela troca, ele quer uma compensação alta por isso.
De acordo com o jornalista Mike Florio, a expectativa é que seja necessário mais do que uma escolha de primeira rodada no draft. Vale lembrar que jogadores não podem ser envolvidos neste tipo de negociação. Para efeito de comparação, a última vez que houve uma grande troca por um técnico na NFL aconteceu em 2002, quando Jon Gruden saiu dos Raiders e foi para os Buccaneers. Naquela ocasião, Tampa Bay mandou duas escolhas de primeira e de segunda rodada do draft para Oakland.
POSSÍVEIS CENÁRIOS DE TROCAS
Tendo tudo isso em mente, é preciso pensar no que cada um dos cinco times com vaga de treinador principal em aberto podem oferecer tanto para Sean Payton, como para o New Orleans Saints.
DENVER BRONCOS
O Denver Broncos é provavelmente a equipe mais interessante em termos de talento, e ela tem novos donos que estão dispostos a investir alto. Mesmo tendo um ano ruim, Russell Wilson é um quarterback talentoso e que ainda pode ter muita gasolina no tanque. Ele também está rodeado por jovens talentosos, como Patrick Surtain II, Javonte Williams e Justin Simmons. No entanto, a parte da gerência ainda não está muito bem estabelecida e, por conta da troca por Wilson, Denver não tem muitas escolhas de draft. Os Broncos podem oferecer para New Orleans uma das últimas escolhas da 1ª rodada de 2023 (via troca com Miami e San Francisco) e duas na 3ª.
http://gty.im/1455110439ARIZONA CARDINALS
O Arizona Cardinals é outro time que tem um elenco interessante e é o único com um quarterback jovem e talentoso. Além de Kyler Murray, a equipe tem boas armas no ataque com DeAndre Hopkins, James Conner, Marquise Brown e Zach Ertz. Diferentemente de Denver, Arizona tem a terceira escolha da 1ª rodada do draft neste ano, além de praticamente todas as outras escolhas em 2023 e 2024. Resta ver se a família Bidwill, dona da equipe desde 1932, está disposta a pagar o contrato de mais de 20 milhões de dólares de Payton além do que ainda resta do contrato de Kliff Kingsbury.
http://gty.im/1237036561HOUSTON TEXANS
O caso do Houston Texans é difícil, mas não impossível. Apesar das óbvias fragilidades do time, a começar pela posição de quarterback, a equipe é a quinta que mais tem dinheiro disponível no salary cap, então seria possível investir pesado em jogadores no mercado. Porém, se Payton procura estabilidade, o fato do general manager Nick Caserio ter contratado e demitido dois técnicos nos seus dois primeiros anos no cargo não é um bom sinal. Para os Saints, os Texans são uma equipe interessante, já que Houston tem onze escolhas neste draft, incluindo as de número 2 e 12, além de mais nove em 2024, sendo duas na 1ª rodada.
http://gty.im/1452880733CAROLINA PANTHERS
O Carolina Panthers terá a missão mais difícil ao negociar com New Orleans, afinal é um rival de divisão. Mesmo assim, a equipe pode mandar a escolha número 9 deste draft e ainda duas escolhas de segunda ou quarta rodada. O dono David Tepper e o general manager Scott Fitterer já mostraram que são agressivos na aquisição e troca de jogadores, o que pode intrigar Sean Payton. Além disso, o time tem um núcleo jovem com muito potencial e parece estar a um quarterback de distância de ter uma temporada positiva. Essa busca por um QB deve pesar para Payton, já que apenas Matt Corral (seleção de terceira rodada em 2022) tem contrato com o time para este ano.
http://gty.im/1242559491INDIANAPOLIS COLTS
Por fim, o Indianapolis Colts permanece um mistério. Eles marcaram entrevistas com 14 candidatos, mas não com Sean Payton. Uma possível explicação é o fato de que o time não quer abrir mão da escolha número 4 do draft, pois eles querem selecionar um dos bons quarterbacks disponíveis em 2023 e não ter que depender de Matt Ryan. Além disso, a forma como Jim Irsay e Chris Ballard comandam os Colts não parece encaixar com a forma como o treinador trabalha, afinal os dois têm personalidades fortes e gostam de tomar decisões importantes e, por vezes, erráticas.
http://gty.im/1187251665