Nesta terça-feira (31), o Denver Broncos acertou uma troca com o New Orleans Saints e adquiriu o técnico principal Sean Payton para treinar o time.
De acordo com o jornalista Ian Rapoport, da NFL Network, os Saints vão receber uma escolha de primeira rodada do Draft de 2023 (29ª seleção geral) e uma escolha de segunda rodada do Draft de 2024, assim como uma seleção futura de terceira rodada. Payton ainda estava sob contrato com os Saints apesar de ter se afastado em 2021. Desse modo, seria necessária uma troca para contratá-lo.
Payton foi entrevistado por quatro dos cinco times que estavam sem um técnico principal depois da temporada 2022 (Broncos, Arizona Cardinals, Carolina Panthers e Houston Texans). Em 2022, ele trabalhou como comentarista de estúdio da Fox Sports dos Estados Unidos.
Por sua vez, os Broncos entrevistaram inúmeros candidatos para a vaga de treinador principal. O processo de seleção demorou mais de um mês, depois da demissão de Nathaniel Hackett um dia depois do Natal, após apenas 15 jogos no comando da equipe.
Caminho dos Broncos até a contratação de Payton
Os Broncos entrevistaram oito concorrentes ao posto, de técnicos de futebol americano universitário (Jim Harbaugh e David Shaw), coordenadores (Ejiro Evero, Raheem Morris, Dan Quinn e DeMeco Ryans) e treinadores veteranos (Jim Caldwell e Payton). Alguns alvos da franquia foram saindo da disputa (Harbaugh divulgou um comunicado afirmando que vai permanecer na universidade de Michigan e Quinn voltou ao Dallas Cowboys).
Segundo Rapoport, Denver almejava contratar Ryans para ser o novo head coach do time depois de fazer duas entrevistas com ele, antes de os Texans terem fechado um acordo. Os Broncos foram a Ann Arbor para tentar uma negociação com Harbaugh, porém não tiveram sucesso. Então, começaram a tentar um acordo com Payton e, posteriormente, tentaram uma última tacada para contratar Ryans, mas ele já havia acertado com os Texans.
Depois de tudo isso, os Broncos enfim contrataram Payton.
Sean Payton, de 59 anos, foi técnico principal do New Orleans Saints por 15 temporadas e foi um dos responsáveis por renovar a franquia, ao lado do ex-quarterback Drew Brees, levando os Saints a uma campanha de 152 vitórias e 89 derrotas, classificando-os aos playoffs em nove oportunidades, com sete títulos de divisão e a conquista do Super Bowl em 2009. Depois de fazer recorde de 9-8 na temporada 2021, a sua primeira sem Brees, Payton se afastou e os Saints promoveram o coordenador defensivo Dennis Allen para head coach.
Embora tenha se afastado do futebol americano, Payton dizia que voltaria à beira do campo em algum momento.