Newcastle elimina o Southampton e retorna à final da Copa da Liga Inglesa após 47 anos
Mapgies dominarama partida e garantiram o triunfo; alvinegros estiveram na final da Carabao Cup em 1976

NEWCASTLE UPON TYNE, ENGLAND - JANUARY 31: Joelinton of Newcastle United celebrates following the team's victory in the Carabao Cup Semi Final 2nd Leg match between Newcastle United and Southampton at St James' Park on January 31, 2023 in Newcastle upon Tyne, England. (Photo by Stu Forster/Getty Images)
O Newcastle viveu um momento de extrema alegria nesta terça-feira (31), após derrotar o Southampton, por 2 a 1, no St. James Park, em jogo válido pela semifinal da Copa da Liga Inglesa. Desta forma, os Magpies contabilizaram o placar de 3 a 1 no agregado e retornam à final da competição, após um hiato de 47 anos.
A última decisão disputada pelo Newcastle aconteceu no ano de 1999, quando o clube sucumbiu diante do Manchester United na Copa da Inglaterra. Em relação a Carabao Cup, os Magpies disputaram a final no ano de 1976, sendo derrotados pelo Manchester City.
O último título conquistado pelo Newcastle foi a extinta Taça das Cidades com Feiras, uma competição percusora da Taça da Uefa. Na ocasião, os Alvinegros venceram a edição de 1969.
Primeiro tempo
O Newcastle entrou em campo impulsionado pela vantagem sobre o Southampton. Desta forma, os comandados de Eddie Howe obtiveram total domínio da etapa. Os dois gols foram marcados por Sean Longstaff, que garantiu o passaporte para a final em apenas 20 minutos.
No primeiro lance, Kieran Tripper entregou a pelota para o atacante, que chutou rasteiro para a meta adversária. Na sequência, Longstaff ampliou após receber uma assistência de Miguel Almirón.
O Southampton não se abateu e descontou aos 30 minutos, com Che Adams, que chutou de fora da área.
Segundo tempo
A etapa final foi marcada por um maior domínio do Southampton, que administrou a posse de bola. No entanto, os Saints encontravam dificuldades em suas finalizações, o que não trouxe o empate.
O brasileiro Bruno Guimarães acabou expulso aos 34 minutos, após uma solada numa dividida. O lance gerou dúvidas e o VAR atestou a imprudência. O jogador passa a ser um desfalque para a decisão, que acontecerá no Estádio de Wembley.
Com um a mais, o Southampton ganhou espaço no final da partida, porém encontrou dificuldades para arrancar o empate. Desta forma, os Magpies administraram o resultado e garantiram o triunfo por 2 a 1.
Decisão
Com a classificação para a final da Taça da Liga Inglesa, o Newcastle aguarda o vencedor da outra semifinal, que será disputada por Manchester United e Nottingham Forest. No momento, os Red Devils seguem na frente, com o placar de 3 a 0 no agregado.