O Newcastle viveu um momento de extrema alegria nesta terça-feira (31), após derrotar o Southampton, por 2 a 1, no St. James Park, em jogo válido pela semifinal da Copa da Liga Inglesa. Desta forma, os Magpies contabilizaram o placar de 3 a 1 no agregado e retornam à final da competição, após um hiato de 47 anos.
A última decisão disputada pelo Newcastle aconteceu no ano de 1999, quando o clube sucumbiu diante do Manchester United na Copa da Inglaterra. Em relação a Carabao Cup, os Magpies disputaram a final no ano de 1976, sendo derrotados pelo Manchester City.
O último título conquistado pelo Newcastle foi a extinta Taça das Cidades com Feiras, uma competição percusora da Taça da Uefa. Na ocasião, os Alvinegros venceram a edição de 1969.
Primeiro tempo
O Newcastle entrou em campo impulsionado pela vantagem sobre o Southampton. Desta forma, os comandados de Eddie Howe obtiveram total domínio da etapa. Os dois gols foram marcados por Sean Longstaff, que garantiu o passaporte para a final em apenas 20 minutos.
No primeiro lance, Kieran Tripper entregou a pelota para o atacante, que chutou rasteiro para a meta adversária. Na sequência, Longstaff ampliou após receber uma assistência de Miguel Almirón.
O Southampton não se abateu e descontou aos 30 minutos, com Che Adams, que chutou de fora da área.
Segundo tempo
A etapa final foi marcada por um maior domínio do Southampton, que administrou a posse de bola. No entanto, os Saints encontravam dificuldades em suas finalizações, o que não trouxe o empate.
O brasileiro Bruno Guimarães acabou expulso aos 34 minutos, após uma solada numa dividida. O lance gerou dúvidas e o VAR atestou a imprudência. O jogador passa a ser um desfalque para a decisão, que acontecerá no Estádio de Wembley.
Com um a mais, o Southampton ganhou espaço no final da partida, porém encontrou dificuldades para arrancar o empate. Desta forma, os Magpies administraram o resultado e garantiram o triunfo por 2 a 1.
Decisão
Com a classificação para a final da Taça da Liga Inglesa, o Newcastle aguarda o vencedor da outra semifinal, que será disputada por Manchester United e Nottingham Forest. No momento, os Red Devils seguem na frente, com o placar de 3 a 0 no agregado.