PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home DESTAQUE Reforço como titular, mudança tática e dupla de ataque: o que mudou no Flamengo de Vitor Pereira

Reforço como titular, mudança tática e dupla de ataque: o que mudou no Flamengo de Vitor Pereira

Novo técnico Rubro-negro mostrou suas ideias em goleada sobre a Portuguesa-RJ, na segunda rodada do Carioca

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O Flamengo pode ter iniciado seu calendário oficialmente na última quinta-feira (12), diante do Audax. Mas estreou mesmo neste domingo (15), contra a Portuguesa-RJ, quando os jogadores do grupo principal, os titulares — e o técnico Vitor Pereira — foram ao campo pela primeira vez.

Na vitória por 4 a 0, com um Maracanã lotado, pudemos ver, além de algumas novidades na numeração (em especial Pedro usando a camisa 9, e Gabigol a camisa 10) talvez a atração mais esperada pela torcida do Rubro-negro: as ideias do novo treinador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contratado ainda no final de 2022, Vitor Pereira tem sido muito visado midiaticamente por conta da maneira com que saiu do Corinthians e acertou com o Flamengo. O português, que foi vice-campeão da Copa do Brasil e quarto colocado no Brasileirão com o Timão na última temporada, alegou problemas familiares como o único impedimento de uma renovação com o time paulista, e fechou com a equipe carioca sem dar maiores explicações sobre a resolução ou não da questão familiar.

Para além da ‘novela’, VP é também visado por conta de seu trabalho em si, usando, ao longo da carreira, modelos de jogo pautados mais na ofensividade. O que também foi reforçado pela promessa de um Fla “dominante” e “agressivo” para 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As ideias de Vitor Pereira na estreia dos titulares Flamengo

Em termos de ofensividade, a estreia dos titulares contra a Portuguesa-RJ mostrou que Vitor Pereira pretende cumprir sua promessa. Os quatro gols, dois em cada tempo, falam por si só. A dominância também foi vista, com 59% de posse de bola e 559 passes completos na partida.

Mas a ideia mais perceptível de VP no Rubro-negro foi a formação tática. O português mandou para o jogo uma escalação muito similar da consagrada por Dorival Júnior nas campanhas da Libertadores e da Copa do Brasil de 2022: Santos, Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol.

No entanto, ao invés do “losango” montado pelo último treinador, o Flamengo de VP atuou no meio de campo com uma linha, com Arrascaeta pela esquerda e Éverton pela direita. No entanto, com a bola, os dois tinham muita liberdade para se movimentar, dado a subida dos laterais, como notou este analista:

PUBLICIDADE

Além da tática, dá para dizer que a escalação em si teve novidades, como a presença de Gerson no meio de campo, Varela na lateral direita e Fabrício Bruno na defesa. Na lateral esquerda, Ayrton Lucas saiu na frente na “disputa” com Filipe Luís.

Tática já foi usada por VP na Europa

A novidade no Flamengo, que até lembra a usada por Jorge Jesus em seu período vitorioso entre 2019 e 2020, está longe de ser algo novo para Vitor Pereira. Como notou o usuário do Twitter Francisco Melo, o esquema foi utilizado pelo português no Fenerbahce, time turco em que treinou antes de assumir o Corinthians.

Na primeira passagem de VP pelo clube, inclusive, ele trabalhou com um ex-jogador do Rubro-negro na equipe. Na ocasião, Diego Ribas, recém-aposentado do futebol, cumpria a função que hoje Arrascaeta desempenhou, saindo da esquerda para o meio.

Better Collective