Em veredito que veio através Corte de Cassação de Roma, Robinho teve, em última instância, sua condenação confirmada por violência sexual de grupo. Apesar disso, o atleta ainda não iniciou o cumprimento da sentença de nove anos de prisão, já que está no Brasil. Como a Constituição não permite a extradição de brasileiros, o jogador, no momento, só vai ser detido somente se viajar ao exterior.
Neste cenário, Flávio Dino, Ministro da Justiça, apontou que Robinho pode cumprir a sentença no Brasil. Porém, como o caso ainda não chegou em suas mãos, a situação segue pendente. Em novembro de 2022, segundo a agência ANSA, o pedido de extradição, que veio da Itália, foi negado, tendo em vista o artigo 5 da Constituição Federal.
“De fato, é um tema que, inicialmente, tramita pelo Ministério da Justiça. Nós temos a Secretaria Nacional de Justiça, que é o órgão central de cooperação jurídica internacional, que faz esse processamento, mas o exame definitivo compete às questões jurídicas, não são questões políticas. A própria Constituição proíbe a extradição de brasileiros natos. Pode, em tese, haver o cumprimento de pena (no Brasil), mas é algo que a ser analisado posteriormente quando tramitar.“
“Até o momento, não chegou nas minhas mãos. Tomei posse há duas semanas e no meio desse tumulto. Nós temos problemas graves e outros milhares. A equipe do Ministério da Justiça está unida contra o terrorismo. Essa é uma questão primordial. “Posso afirmar que minha visão é que qualquer crime deve ser punido, mas a aplicabilidade só pode ser feita quando houver a tramitação.”, relatou Dino à BandNews FM.
Sem realizar grandes aparições públicas, Robinho chegou a ser especulado como reforço da Portuguesa Santista. Porém, o clube que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista negou que o Rei das Pedaladas esteja nos planos para a temporada.
“O Robinho tem ido lá porque vai com um time de amigos e ex-jogadores que se juntam e têm ajudado a gente na preparação. Ele é amigo dos jogadores, mas não tem proposta oficial da Portuguesa por ele e nem dele para a Portuguesa. Ele vai no jogo porque conhece todo mundo, mas essa possibilidade não existe”, afirmou Emerson Coelho, vice-presidente da Briosa, ao UOL Esporte.
Condenado a 9 anos de prisão por estupro na Itália, Robinho foi ontem ao estádio Ulrico Mursa, em Santos, para assistir ao jogo entre Portuguesa Santista e Novorizontino.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 16, 2023
🗞 @UOLEsporte
📸 Diego Garcia/UOL pic.twitter.com/WL9wV1de2f