PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Milton Neves relembra de proposta “bilionária” do Flamengo para tentar tirar Pelé do Santos

Milton Neves relembra de proposta “bilionária” do Flamengo para tentar tirar Pelé do Santos

Rei do futebol, Pelé poderia ter jogado no Rubro-Negro

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O maior jogador da história do futebol, Pelé, fez praticamente toda a sua carreira no Santos. Foram quase 20 anos atuando pelo Peixe e diversos títulos, como duas Libertadores, dois Mundiais, seis Campeonatos Brasileiros, dez Campeonatos Paulistas, entre outros.

Já em final de carreira, jogou por cerca de dois anos no New York Cosmos, em um projeto de popularizar o futebol nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, a história de Pelé poderia ter sido outra e ele poderia ter feito história por outro clube grande no Brasil. Isso porque em 1969, o presidente do Santos, Athiê Jorge Cury, confirmou que o Flamengo havia feito uma proposta pelo jogador. Na época, a proposta foi de 2 bilhões de cruzeiros.

2 bilhões de cruzeiros não valia nem perto de 2 bilhões de reais atualmente. Não dava nem 1 milhão de reais. Mas, para a época e para o tanto de dinheiro que girava no futebol brasileiro, era um ótimo valor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quem relembrou essa história foi o jornalista Milton Neves, em sua coluna no “UOL”.

O Santos, porém, prontamente recusou a proposta do Rubro-Negro.

“Eu recebi um telegrama do presidente do Flamengo, oferecendo 2 bilhões de cruzeiros para a compra do passe do atleta Edson Arantes do Nascimento. Enquanto eu for presidente do Santos Futebol Clube, Pelé é inegociável. É patrimônio nacional e não será vendido por preço algum”, disse o então presidente do Peixe, na época, à TV Tupi.

PUBLICIDADE

Em um jogo beneficente, em 1979, Pelé, já aposentado, vestiu a camisa do Flamengo, ao lado de Zico. Foi um amistoso contra o Atlético-MG, em prol das vítimas de uma enchentes em Minas Gerais. O Rubro-Negro venceu por 5 a 1. O Rei jogou o primeiro tempo, mas não marcou nenhum gol.

Não foi só o Flamengo que tentou contratar Pelé

Milton Neves também relembrou quando a Inter de Milão tentou contratar o Rei, um pouco antes do clube carioca. Milton relembrou quando o jornalista Claudio Carsughi, contou sobre a tentativa do clube italiano.

“A Inter de Milão, pouco antes, pedira ao Santos para fixar um preço do passe de Pelé para poder adquiri-lo, mas o presidente Athiê se recusou até mesmo a discutir o assunto. O presidente do clube milanês chegou a mandar um cheque em branco para que os mandatários santistas preenchessem com o valor que quisessem. O Modesto Roma, então diretor do Santos, me confessou que não poderia perder sua ‘galinha dos ovos de ouro’, pois o Santos lucrava muito com as excursões, e sem Pelé isso não seria mais possível”, contou Carsughi.

PUBLICIDADE
Better Collective