O técnico Paulo Sousa, demitido pelo Flamengo no ano passado, está livre no mercado e seria um dos alvos para assumir a Salernitana, time da elite do futebol italiano. Segundo publicação do jornal português A Bola, ele estaria negociando com a equipe, que demitiu o ex-treinador, Davide Nicola, que comandou a equipe até a 18ª rodada do torneio, quando sofreu goleada por 8 a 2.
A Salernitana está em 16º lugar, nove pontos à frente do Hellas Verona, que abre a zona do rebaixamento. A medida de trocar de treinador se deu para evitar uma aproximação maior da ZR.
Outros técnicos na mira do time italiano
Além do ex-Flamengo, outros nomes livres no mercado estão na mira da Salernitana. Segundo o jornal português, são eles os italianos Walter Mazzarri, ex-Inter de Milão e Napoli, Roberto D’Aversa, ex-Parma e Sampdoria, e Eusebio Di Francesco, ex-Roma. Vale lembrar que Paulo Sousa também já trabalhou no futebol italiano, onde foi técnico da Fiorentina.
O técnico de 52 anos foi atleta profissional e começou no Benfica, onde atuou de 1989 a 1993. Depois passou pelo Sporting, entre 1993 e 1994, quando saiu para a Juventus. Foram dois anos de clube italiano até sair para o Borussia Dortmund, da Alemanha, onde ficou até 1997, quando saiu para jogar de novo na Itália, agora na Inter de Milão.
Foram mais de dois anos até sair para o Parma em 1999. Em 2000, passou pelo Panathinaikos, da Grécia, tendo ficado um ano, saindo para se aposentar no Espanyol, da Espanha.
Como treinador, começou em Portugal, nas seleções de base, de onde saiu em 2008. Passou por Queens Park Rangers, da Inglaterra, pelo Swansea, de País de Gales, pelo Leicester, mais uma vez da Inglaterra, pelo Videoton, da Hungia, pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel, pelo Basel, da Suiça, pela Fiorentina, da Itália, pelo Tianjin Quanjian, da China, pelo Bordeaux, da França, até chegar na seleção da Polônia, antes de chegar ao Flamengo.