O volante Camilo será emprestado novamente pelo Olympique Lyon. Fora dos planos do técnico Laurent Blanc, o jogador sequer foi inscrito pela diretoria do clube para a disputa do Campeonato Francês.
O Torcedores.com apurou que o RWD Molenbeek, da Bélgica, acertou a contratação de Camilo com vínculo até o dia 30 junho de 2023. O acordo prevê a extensão do vínculo por uma temporada se o jogador cumprir metas pré-estabelecidas entre as partes.
Camilo entrou na mira de diversos clubes após se destacar nas duas últimas temporadas pelo Cuiabá, como Ceará, Chapecoense, Juventude e Sport Recife, que consultaram as condições de um eventual empréstimo do meio-campista.
Números de Camilo pelo Cuiabá entre 2021 e 2022
Jogos: 78
Titular: 57
Reserva utilizado: 21
Gols marcados: 2
Assistências: 0
Minutos em campo: 5136
Uma possível permanência no elenco comandado por Laurent Blanc chegou a ser cogitado por John Textor, mas foi descartada na última semana após reunião com o treinador francês, quando Camilo foi comunicado sobre a possibilidade de ser emprestado ao Molenbeek.
John Textor, por sua vez, fez a ponte para que Camilo fosse atuar na Bélgica. O investidor entende que o volante terá no novo clube o espaço com chances reais para se destacar no futebol europeu. A ideia é valorizá-lo no mercado da bola nos próximos seis meses.
Ainda segundo apurou a reportagem, Camilo e seu estafe analisaram bem o cenário apresentado por John Textor e gostaram do projeto esportivo do Molenbeek que visa o retorno para a elite do futebol belga.
A carreira de Camilo
2016 – 2020: Ponte Preta
2021: Olympique Lyon
2021 – 2022: Cuiabá
2023: Molenbeek
Contratado pelo Olympique Lyon em janeiro de 2020, Camilo rendeu 2 milhões de euros (R$ 10 milhões, à época) aos cofres da Ponte Preta. Ele chegou ao clube com status de grande revelação do futebol sul-americano.
Apesar disso, Camilo nunca disputou uma partida oficial com a camisa do clube francês, com exceção de quatro jogos pelo time B na Ligue 2. Nas duas últimas temporadas teve atuações destacadas pelo Cuiabá. Apesar disso, a diretoria do Dourado não exerceu a compra do passe.
O acordo previa a aquisição dos direitos econômicos por 3 milhões (R$ 16 milhões, pela cotação atual). O Cuiabá tentou reduzir o valor para ficar com o atleta em definitivo. Os franceses, porém, recusaram mudar a modalidade de acordo.