O atacante Paolo Guerrero está livre no mercado da bola desde o dia 31 de dezembro, quando terminou o seu vínculo com o Avaí. Desde então, o ex-jogador de Corinthians, Flamengo, Internacional e Avaí tenta encontrar um clube para defender em 2023.
O Torcedores.com apurou que o destino de Paolo Guerrero pode ser longe do Brasil. O peruano, de 39 anos, tem residência fixa em São Paulo desde 2012. Seu desejo era seguir no país para seguir perto dos filhos, mas com a falta de propostas ele deve ir para o exterior.
O Houston Dynamo, dos Estados Unidos, demonstrou interesse na contratação de Paolo Guerrero e é o único clube que conversa oficialmente com o centroavante. As conversas estão em um estágio inicial. Não há, portanto, proposta formalizada pelo jogador.
Títulos na carreira
Mundial de Clubes: 2021
Recopa Sul-Americana: 2013
Copa Intertoto UEFA: 2007
Campeonato Alemão: 2004/2005 e 2005/2006
Copa da Alemanhã: 2004/2005 e 2005/2006
Taça da Liga Alemã: 2004
Campeonato Brasileiro: 2015
Campeonato Paulista: 2013
Campeonato Carioca: 2017
Times das Argentina como Rosario Central e Vélez Sarsfield fizeram consultas pelo jogador, conforme informou o Torcedores.com, mas o interesse não evoluiu. Ele também foi procurado por equipes do Oriente Médio. Entretanto, não demonstrou interesse na oferta.
Caso acerte com o Houston Dynamo, Paolo Guerrero terá a sua primeira experiência na Major League Soccer (MLS). Revelado nas divisões de base do Alianza Lima, o atacante defendeu o Bayern de Munique e o Hamburgo antes de chegar no Corinthians, clube que viveu o auge.
Após entrar em litígio com a diretoria alvinegra, o peruano se transferiu para o Flamengo em 2016. Flagrado no exame antidoping após o jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, o jogador foi suspenso preventivamente pela FIFA.
Números pela Seleção Peruana
Jogos: 108
Vitórias: 39
Empates: 27
Derrotas: 42
Titular: 97
Reserva utilizado: 11
Gols marcados: 40
Assistências: 22
Minutos em campo: 8576
Nesse ínterim, ele teve o contrato suspenso em meio às conversas para ampliar sua permanência no Flamengo. Em meio às tratativas, Paolo Guerrero entrou em rota de colisão com Eduardo Bandeira de Mello, então presidente rubro-negro, e deixou o clube carioca.
Foi contratado pelo Internacional, onde foi recebido com status de craque pela torcida colorada após o Mundial de 2018. Apesar das boas atuações, sua passagem ficou marcada por uma grave lesão no joelho direito que quase abreviou sua carreira.
Sem acordo por renovação com o Internacional, Paolo Guerrero ficou pouco mais de um ano inativo até acertar com o Avaí. Não repetiu o mesmo brilho de outros momentos na carreira e foi rebaixado com o clube para a Série B do Campeonato Brasileiro.