Fórmula E: Lucas Di Grassi comemora pódio na abertura da temporada, mas afirma: “carro ainda precisa evoluir”
Piloto brasileiro fez sua estreia pela equipe Mahindra com a pole na abertura da temporada, que marca a estreia do carro Gen3
Neste sábado (14), aconteceu a abertura do Campeonato Mundial de Fórmula E. A primeira prova acontece no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México. E o dia marcou uma das melhores performances de Lucas Di Grassi em sua carreira.
O brasileiro garantiu a pole position nos treinos classificatórios. Em seguida, mesmo com um carro defasado em relação aos seus concorrentes, o piloto garantiu o 3º lugar, subindo ao pódio na abertura da temporada.
Após a corrida, Di Grassi falou sobre como a etapa, mas fazendo questão de frisar a melhora que seu carro ainda terá para o ano na Fórmula E
“Nosso carro ainda tem muito o que evoluir. A gente ainda não está com tudo otimizado”, explicou Di Grassi. “Sabíamos que seria uma corrida difícil contra os carros equipados cm motor Porsche aqui. Tentei manter a ponta e depois vi que minha energia estava menor que a do Jake (Dennis) e do Pascal (Wehrlein). Consegui segurar bem o (Jake) Hugues no final e terminar em terceiro. Foi um pódio sensacional na minha primeira corrida com a Mahindra. Foi também a maior surpresa da minha carreira essa pole e o pódio aqui no México. E a gente tem muito o que melhorar no nosso carro ainda”, completou.
Detalhes da corrida do México
Lucas largou bem e conseguiu liderar por algumas voltas. Mas a partir da nona volta o menor desempenho do carro começou a pesar e ele passou a sofrer forte pressão do pelotão que vinha embolado atrás. Na 12ª volta, foi ultrapassado pelo britânico Jake Dennis (equipe Andretti), que se fez valer do melhor desempenho de seu motor Porsche para garantir a ponta e não mais perdê-la.
Depois de resistir por várias voltas, Di Grassi praticamente abriu passagem para o alemão Pascal Wehrlein (equipe Porsche). Na 29ª volta, já acelerando menos para economizar energia, o brasileiro deixou aberta a porta para Wehrlein, que imediatamente iniciou uma caça infrutífera ao líder.
A partir daí o brasileiro da Mahindra viveu o drama de ter que economizar energia para conseguir cruzar a linha de chegada, ao mesmo tempo em que se defendia dos ataques do britânico Jake Hughes (McLaren) e o alemão André Lotterer (Andretti).
A tensão foi maior nas cinco voltas finais, adicionadas pela direção de prova em função das bandeiras amarelas que exigiram três entradas do safety car – mas que mesmo assim consumiram energia dos carros. No final, Di Grassi cruzou a linha de chegada com apenas 0,1% de bateria, à beira de uma pane elétrica.
Classificação final da 1ª etapa da Fórmula E no México
1) Jake Dennis (EUA, equipe Andretti)
2) Pascal Wehrlein (Alemanha, Porsche)
3) Lucas Di Grassi (Brasil, Mahindra)
4) André Lotterer (Alemanha, Andretti)
5) Jake Hughes (Inglaterra, McLaren)
6) Sébastien Buemi (França, Envision)
7) António Félix da Costa (Porsche)
8) Mitch Evans (Nova Zelândia, Jaguar)
9) Nick Cassidy (Nova Zelândia, Envision)
10) Stoffel Vandoorne (Bélgica, Penske)
Com os resultados, Jake Dennis lidera a competição com 26 pontos. Di Grassi e Pascal Wehrlein estão empatados em segundo. Isso porque o brasileiro ganhou dois pontos de bônus por conta da pole position.
Agora os pilotos se preparam para a rodada dupla no dia 27 de janeiro., na etapa que será realizada na Arábia Saudita.
Miss the race? Loved it so much you want to watch it again?
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 14, 2023
You're in luck 😄
Our 2023 Hankook #MexicoCityEPrix highlights are live NOW!