Sean Dyche será o novo treinador do Everton, que vive uma situação complicada enquanto permanece na zona de rebaixamento do Campeonato Inglês. Com o antigo treinador Frank Lampard, demitido no início da semana, o clube conquistou apenas 15 pontos em 20 jogos na edição 2022–2023. Foram três vitórias, seis empates e 11 derrotas, com 15 gols marcados e 28 sofridos.
Com dois anos e meio de contrato, o inglês Sean Dyche chega como favorito secundário do conselho após Marcelo Bielsa recusar uma proposta. O treinador argentino iniciou uma conversa com Everton, mas sua escolha seria para assumir o comando técnico a partir da próxima temporada.
Sem tempo para esperar e precisando de uma reação imediata, o Everton será o terceiro clube de Sean Dyche. Com 51 anos, o também ex-jogador iniciou sua jornada como treinador no Watford, na temporada 2011–2012. Mas foi no Burnley, onde trabalhou entre 2012 e 2022, que conseguiu se destacar no futebol inglês. Neste último, alcançou sua melhor campanha na Premier League, ficando na sétima posição.
Assim, a nova contratação leva esperança aos blues de Liverpool para voltar a sonhar com coisas maiores. Everton que não conquista um título desde 1995, não termina entre os 10 primeiros do Campeonato Inglês desde a temporada 2020–2021 e não consegue disputar uma competição europeia desde 2017–2018. Portanto, o novo técnico terá um peso ainda maior.
“Minha equipe e eu estamos prontos e ansiosos para ajudar a colocar este grande clube de volta aos trilhos. Eu sei sobre a torcida apaixonada do Everton e como este clube é precioso para eles”, disse Sean Dyche.
Frank Lampard
Lampard foi demitido na última segunda-feira (23) após perder para o West Ham, por 2 a 0, em partida válida pela 21ª rodada da Premier Legue. Esse resultado fez continuar a incrível sequência negativa de apenas uma vitória nos últimos 14 jogos.
Com objetivo de evitar o rebaixamento, o técnico assumiu o Everton em fevereiro de 2022. A missão foi cumprida, terminando na 16ª colocação da Premier League com 39 pontos. No entanto, o trabalho na temporada atual não foi bom, mas mesmo assim seguiu no comando da equipe após a pausa para a Copa do Mundo.
47 jogos
13 vitórias
8 empates
26 derrotas
46 gols marcados
77 gols sofridos
A missão de Sean Dyche
A primeira partida do Everton com Sean Dyche será contra o Arsenal, no dia 4 de fevereiro. Embora sua estreia seja em pleno o Goodison Park e com pelo menos uma semana de descanso, enfrentar o líder da competição não parece algo fácil. Ademais, para piorar a desesperada luta para sair da zona de rebaixamento, a partida seguinte será o clássico contra o Liverpool, em Anfield, no dia 13 de fevereiro.
Últimos cinco jogos
West Ham (2 x 0) — D
Southampton (1 x 2) — D
Manchester United (3 x 1) — D
Brighton (1 x 4) — D
Manchester City (1 x 1) — D