PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Games Declaração de Ana Moser sobre e-sports causa reação de gamers, entenda

Declaração de Ana Moser sobre e-sports causa reação de gamers, entenda

Ana Moser afirmou que e-sports não estariam no escopo de atuação do ministério que conduz por não serem enquadrados como esporte

Por Dener Gomes em 11/01/2023 14:34 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/IEE

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser assumiu o Ministério dos Esportes do governo Lula e acabou se envolvendo em uma polêmica. Em entrevista ao portal UOL, a ministra declarou que esportes eletrônicos não seriam esporte e sim seria parte da indústria de entretenimento.

Segundo a nova comandante da pasta, os chamados e-sports seriam mais assemelhados a um show de artistas e acabou usando uma apresentação da cantora Ivete Sangalo para exemplificar.

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento”, explicou.

Ana Moser ainda afirmou que os esportes eletrônicos não tem espaço para a imprevisibilidade e para a criatividade, já que os jogadores tem de seguir um roteiro pré definido pela programação.

“O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte”, completou a ministra.

Gamers irritados com Ana Moser

Se por um lado, o discurso de Ana Moser agradou o esporte tradicional, por outro irritou os gamers em todo Brasil. Muitas críticas foram feitas por praticantes de e-sports em todo país.

“A parte boa disso é que a gente nunca precisou nem vai precisar dessa galera para dizer se é ou não esporte”, afirmou Gaules, um dos maiores nomes do e-sport em uma live na plataforma Twitch.

“Triste a Ministra do Esporte emitir opiniões tão rasas sobre esports sem conhecimento de como a nossa indústria transforma a sociedade com emprego, alcance, audiência e impacto social. Espero de verdade que tenha maturidade para evoluir seu entendimento obsoleto sobre o assunto”, rebateu Jaime Pádua, um doa fundadores da Fúria, um dos principais times de e-sports do mundo.

Ministra também foi defendida

Se a comunidade gamer ficou irritada com as declarações de Ana Moser, a ministra também recebeu apoio de outros lados. O jornalista Flávio Gomes foi enfático em criticar a polêmica criada sobre as declarações.

“O argumento dos gamers é que jogar videogame exige “treino e preparação”. Puxa, que coisa! E qual atividade profissional não exige prática e preparo? Juro que não entendo o fetiche desses viciados em consoles em serem chamados de atletas”, afirmou.

Não sendo tratado como esporte, os e-sports ficaram de fora de qualquer ação de incentivo proveniente do ministério comandado por Ana Moser.

Exit mobile version