A 5ª rodada do Paulistão teve sete jogos realizados entre sábado (28) e domingo (29). Iniciando a rodada tivemos mais um tropeço do Santos, que empatou com a Ferroviária por 1 x 1, em mais uma atuação abaixo do esperado e marcada por protestos da torcida.
Fora de casa o Santo André superou o Red Bull Bragantino pelo placar de 1 x 0, enquanto em Ribeirão Preto tivemos Botafogo-SP e Guarani disputando um confronto repleto de chances, que terminou com vitória dos donos da casa por 3 x 2.
Já no domingo destaque para a vitória do Corinthians contra o São Paulo por 2 x 1, encerrando um tabu sem triunfos contra o rival fora de casa. A última vez que isso aconteceu tinha sido na semifinal do Paulistão de 2017. Nas outras três partidas tivemos vitórias dos mandantes, com Água Santa, Inter de Limeira e São Bernardo superando Portuguesa, Ituano e São Bento, respectivamente.
Resultados da 5ª rodada do Campeonato Paulista
- Santos 1 x 1 Ferroviária
- Red Bull Bragantino 0 x 1 Santo André
- Botafogo-SP 3 x 2 Guarani
- Água Santa 2 x 1 Portuguesa
- Inter de Limeira 1 x 0 Ituano
- São Bernardo 2 x 0 São Bento
- São Paulo 1 x 2 Corinthians
Mudanças na tabela de classificação
Os jogos disputados marcaram mudanças em todos os grupos do Paulistão. No Grupo A o Botafogo-SP assumiu a liderança, ultrapassando o Red Bull Bragantino. Já o Santos termina a rodada na lanterna, atrás da Inter de Limeira.
Mesmo com a derrota no clássico, o São Paulo segue como líder do Grupo B, mas o Água Santa assume a 2ª colocação do grupo.
O Corinthians superou o São Bento, que perdeu a sua invencibilidade nesta rodada, e termina a 5ª rodada na liderança do Grupo C.
Por fim , o Santo André ultrapassou o Palmeiras e lidera o Grupo D, mas com um jogo a mais.
DE OLHO NA CLASSIFICAÇÃO! 📝
— Paulistão (@Paulistao) January 30, 2023
Depois de mais um dia de #PaulistãoSicredi2023, essa é a situação de cada time! 👀 #FutebolPaulista pic.twitter.com/7f0SZfpni6
Fechamento da rodada do Campeonato Paulista
Por conta da final da Supercopa do Brasil, o Palmeiras teve seu jogo adiado e só entrará em campo na quarta-feira (1). O duelo será contra o Mirassol, à 21h35.
O Verdão entrará em campo podendo reassumir a liderança do Grupo D. Por outro lado, o Mirassol poderá não só terminar a rodada no 2º lugar do Grupo B como também diminuir a diferença para o São Paulo, ficando apenas um ponto atrás do Tricolor.