Neste final de semana, foi dada a largada para a edição 2023 do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual em São Paulo. Com oito partidas realizadas entre sábado e domingo, o principal destaque vai para a estreia positiva da Ponte Preta fora de casa, goleada do Oeste e também o péssimo começo para o Novorizontino, outro clube rebaixado da Série A1 em 2022.
Sábado: Juve, Fantasma, Macaca e XV vencem e empate no Palma Travassos
Na abertura do Paulistão, o Juventus da Mooca recebeu o Rio Claro na Rua Javari e com 6 minutos de jogo, Jeferson Lima abriu o placar para o Moleque Travesso, sendo o único gol da partida e garantindo a festa do torcedor juventino que sonha com a elite estadual, na qual não disputa desde 2008.
Ainda no sábado, o Primavera de Indaiatuba foi até o ABC Paulista para encarar o São Caetano e conseguiu também uma vitória magra, graças ao atacante Bruno Santos, que marcou o único gol do Fantasma no Anacleto Campanella, e o clube do interior ainda terminou o jogo com um jogador a menos, após a expulsão de Luan.
Retornando a disputar a Série A2, a Ponte Preta foi até Rio Claro para enfrentar o Velo Clube, com a torcida da Macaca fazendo grande festa no estádio. Mesmo saindo atrás do placar, vendo o adversário abrir o placar no final do primeiro tempo, a Ponte precisou de dez minutos para virar o jogo, com Élvis empatando o jogo, enquanto Pablo Dyego virando a mesa no Benito Agnelo.
Outro clube que voltou a disputar a segunda divisão estadual no sábado foi o Noroeste. Em Bauru, a equipe recebeu o XV de Piracicaba no Alfredo de Castilho, mas o resultado não foi o esperado pelo torcedor do Norusca. O XV abriu 2 a 0 em 25 minutos, e ainda ampliou a vantagem na metade do segundo tempo, com os donos da casa descontando já no final.
A única partida que terminou empatado na rodada foi Comercial e Linense, que fizeram uma partida fraca tecnicamente e com poucas emoções, sem sair do 0 no placar do Palma Travassos.
Domingo: Novorizontino decepciona e Oeste goleia fora de casa
A rodada inicial do Paulistão A2 seguiu logo no começo do domingo, com todas as partidas acontecendo na manhã quente no estado paulista. Em Taubaté, os donos da casa não tiveram nenhuma dificuldade para vencer o Lemense por 3 a 0, com Raphael Macena, Victor e Marcelo Gil balançando as redes do adversário.
Jogando no Otacília Patrício Arroyo, o Monte Azul sofreu uma goleada para o Oeste. No primeiro tempo, o rubro-negro de Barueri abriu 2 a 0, com gols de Léo Gobo e Gabriel, após cobrança de pênalti. Na etapa final, o Monte Azul ainda diminuiu a desvantagem, mas logo o Oeste fez a partida se tornar goleada, com Reifit, Cristian e MArcelo Toscando fazendo a festa e garantindo a liderança do torneio.
Fechando a rodada no Ulrico Mursa, a Portuguesa Santista recebeu o Novorizontino e conseguiu abrir 4 a 0 no placar, resultado que nem o torcedor mais otimista da Briosa esperava. No segundo tempo, o Tigre de Novo Horizonte ainda tentou buscar o empate, diminuindo para 4 a 2, mas não foi suficiente.
A 2ª rodada do Paulistão já tem início nesta terça (17), com Ponte Preta e São Caetano se enfrentando no Moisés Lucarelli, em Campinas.
Veja os resultados da 1ª rodada da Série A2 do Paulistão
Juventus 1 x 0 Rio Claro
São Caetano 0 x 1 Primavera
Velo Clube 1 x 2 Ponte Preta
Comercial 0 x 0 Linense
Noroeste 1 x 3 XV de Piracicaba
Taubaté 3 x 0 Lemense
Portuguesa Santista 4 x 2 Novorizontino
Monte Azul 1 x 5 Oeste