O Cruzeiro confirmou nesta manhã (20) a contratação do centroavante Gilberto. Assim, a Raposa chega ao 14º reforço para a nova temporada. O atacante de 33 anos estava no Al Wasl, dos Emirados Árabes, onde rescindiu contrato. Aliás, as redes sociais do Cabuloso, de forma bem humorada, anteciparam o anúncio oficial do jogador publicando uma foto com o cantor Gilberto Gil segurando uma camisa do Cruzeiro com o número 21, que Gilberto usará em Belo Horizonte.
Conforme o esperado, o Cruzeiro vem reformulando por completo a fotografia de seu elenco para o retorno ao Brasileirão Série A. Afinal, o Cabuloso estava fora da elite do futebol nacional desde 2019, ano em que foi rebaixado. Confira as outras contratações realizadas pela equipe celeste, sob a gestão de Ronaldo Nazário.
O primeiro foi o zagueiro Neris. Ex-Santa Cruz e com uma meteórica passagem pelo Internacional, o defensor de 30 anos estava no Al Hazm, da Arábia Saudita. Livre no mercado, Neris assinou com o Cruzeiro até o fim de 2024. Já o goleiro Anderson também chegou sem custos, logo após assinar um pré-contrato. O arqueiro de 24 anos estava no Athletico-PR, onde era reserva de Bento, e chega para ser opção ao titular absoluto Rafael Cabral. Do Goiás, veio Reynaldo. O defensor de 25 anos não renovou com o Goiás e ficará no Cruzeiro até dezembro de 2025.
Dois reforços do Cruzeiro estavam no Corinthians
Dois jogadores do meio-campo que estavam no Corinthians foram anunciados. Assim, Mateus Vital assinou até o final de 2025, com o Timão ficando com 50% dos direitos do meia de 24 anos e o Cruzeiro com 35%. Já Ramiro terá vínculo se encerrando em dezembro de 2024 e o volante de 29 anos chega ao Cruzeiro com a experiência de ter sido campeão da Libertadores pelo Grêmio em 2017.
Já o volante Walisson se destacou no Brasileirão Série B de 2022 pela Ponte Preta. Dessa forma, o jogador de 25 anos também foi adquirido em definitivo pelo Cruzeiro, por três temporadas. Da mesma posição, chegou Fernando Henrique do Grêmio. Pouco aproveitado no Sul, o atleta de 21 anos quase veio no ano passado para a capital mineira. Mas o volante, que assinou até o final de 2025, será baixa nos primeiros jogos. Afinal, o clube celeste informou nesta quinta (19) que Fernando Henrique sofreu uma lesão no menisco do joelho direito durante treinamento.
Além de Walisson, outro atleta que estava na Ponte Preta foi contratado pelo Cruzeiro. Assim, o lateral-direito Igor Formiga, 23 anos, desembarcou em Belo Horizonte sem custos, com contrato válido até dezembro de 2024. Para disputar posição, veio William da Alemanha. O ex-lateral colorado de 27 anos terá um contrato de produtividade de uma temporada, já que o atleta formado no Beira-Rio enfrenta uma sequência de lesões. O jogador estava no Wolfsburg-ALE e fez parte da campanha do ouro olímpico da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Wesley foi o maior investimento do ano
Para o setor ofensivo, o Cruzeiro trouxe Nikão, que pouco foi aproveitado no São Paulo no ano passado. Dessa forma, o meia-atacante de 30 anos não conseguiu repetir no Morumbi o bom futebol dos tempos de Athletico-PR, muito por conta de lesões. Então, chega emprestado à Raposa por uma temporada, com opção de compra. Já o atacante Wesley foi revelado pelo Palmeiras e 50% do jogador de 23 anos foi adquirido pelo Cruzeiro por três milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões, na cotação atual) a serem pagos em três anos. Desse modo, Wesley assinou até o final de 2026.
Apresentado nesta quinta-feira (19), o atacante Rafael Bilu disputou o Brasileirão Série B pelo Criciúma e está em fase final de recuperação de uma grave lesão no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo. Tanto que o jogador de 23 anos assinou contrato até o meio do ano, com possibilidade de renovação caso atinja as metas estabelecidas. Nesse sentido, Bilu vem participando normalmente da pré-temporada na Toca da Raposa II. Por fim, Matheus Davó estava no Bahia, com o atacante de 23 anos ajudando a equipe a obter o acesso para o Brasileirão Série A. Vinculado ao Corinthians, Davó terá vínculo com o Cruzeiro até o fim de 2025.