A trajetória vitoriosa do técnico Abel Ferreira no comando do Palmeiras pode ter ganho um capítulo anterior ou então sequer acontecido. Em 2021, o Verdão negociava a contratação do técnico espanhol Miguel Angel Ramírez que acabou acertando com o Internacional. Contudo a negociação com o rival do Brasileirão Série A poderia não ter acontecido e o comandante teria parado em São Paulo.
A revelação foi feita pelo vice presidente do Internacional, em participação no Podcast Dus 2. De acorco com Dannie Dubin, o Palmeiras teria ligado ao presidente Alessandro Barcellos, rival no Brasileirão, pedindo a liberação de Ramirez. Segundo ele, o pedido do Verdão dava conta de que o Colorado, vice campeão Brasileiro, já tinha o técnico Abel Braga. A disputa entre os rivais pelo treinador seguiu até aquele momento. Entretanto o clube gaúcho já possuía um acordo de palavra com Miguel Angel Ramírez.
Palmeiras terminou o Brasileirão Série A 2020 com Abel Ferreira
Contratado em outubro de 2020, o técnico Abel Ferreira chegou ao Palmeiras para ocupar um espaço que estava em aberto. Além de completar o Brasileirão Série A, o técnico também conquistou a Copa do Brasil diante do Grêmio e a Libertadores. O time paulista acertou com o comandante português após a recusa de Miguel Ángel Ramírez que estava apalavrado com o Internacional para comandar o clube em 2021.
O anúncio de Abel aconteceu 10 dias após a desistência oficial de Ramírez. Sob o comando do treinador português o Palmeiras terminou o Brasileirão em sétimo, em 2020. Além do título da Copa do Brasil e também da Libertadores na mesma temporada. Tudo isso após a recusa do Colorado na ligação feita no final da temporada 2020.