PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Botafogo decide cancelar pré-temporada nos EUA; saiba o motivo

Botafogo decide cancelar pré-temporada nos EUA; saiba o motivo

Glorioso planejava fazer preparação para a temporada fora do Brasil, mas não conseguiu permissão para conciliar agenda

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A pré-temporada que o Botafogo faria nos Estados Unidos não será mais realizada. O GE informa que o clube decidiu por cancelar os planos de viajar para os EUA e fazer treinos no local durante o período de início do Campeonato Carioca, já certos desde o final de 2022.

O motivo seria o desacerto do futebol botafoguense, em especial seu acionista majoritário John Textor, com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O pedido para que houvesse uma espécie de flexibilização na tabela dos jogos do clube não foi acatado pela entidade, forçando o cancelamento da excursão planejada para o começo de 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Glorioso queria usar parte dos primeiros meses do ano para poder treinar e fazer amistosos em solo americano, usando seus principais jogadores. Com isso, as primeiras rodadas do Campeonato Carioca seriam disputadas pelo ‘time B’, formado por reservas e atletas da base. Mas o regulamento do estadual indica que, a partir da quarta rodada, as equipes deverão contar com ‘força máxima’ nos jogos do torneio.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJHU3Njc1RKZSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como os planos botafoguenses de pré-temporada colidiam com o período expresso no documento, Textor e a cúpula do futebol do clube tentou pleitear junto à Ferj que a tabela pudesse ser alterada para permitir a viagem aos EUA. No entanto, com o ‘não’, foi decidido pelo cancelamento da excursão e pela permanência no Brasil.

Outro ponto que pode ter influenciado a desistência não vem da Ferj, mas sim da CBF. A partir de 2024, a Copa do Brasil passará a ser disputada conforme critérios de classificação nos campeonatos estaduais e não com vagas via ranking da CBF, por isso o Botafogo não teria mais uma vaga ‘garantida’ e teria que tentar a classificação através do Carioca. O que até poderia inviabilizar a chance de usar um time reserva durante toda a competição.

Recentemente, o Glorioso e a Ferj entraram em disputa por contra dos direitos de transmissão do estadual, nos quais o clube protestou sobre um possível favorecimento ao Flamengo nas negociações por conta da diferença de valores entre o Rubro-Negro e os rivais no contrato negociado pela entidade.

PUBLICIDADE

Better Collective