Livre no mercado da bola desde o dia 31 de dezembro de 2022, Gabriel Suazo negociava sua transferência para o futebol brasileiro, mas o acerto não aconteceu. Dessa forma, o lateral-esquerdo de 26 anos seguirá outro rumo.
O Torcedores.com apurou que Gabriel Suazo encaminhou acerto com o Besiktas para a disputa do Campeonato Turco. O defensor estava no Colo-Colo e terá sua primeira oportunidade no futebol europeu.
O negócio foi facilitado pelo fato de o jogador chegar ao clube turco numa operação sem custos. O Besiktas, em outras palavras, não terá de pagar uma compensação financeira para contar com o lateral-esquerdo chileno.
Números pela seleção chilena de base
Sub-15: 12 jogos
Sub-17: 8 jogos
Sub-20: 7 jogos
Sub-23: 5 jogos
Gabriel Suazo encontra-se em Santiago, no Chile, onde trata de assuntos burocráticos. Ele aguarda a emissão do visto que permite trabalhar na Turquia. E nquanto não receber o documento, o atleta não poderá embarcar para o Velho Continente.
Ainda segundo apurou a reportagem, empresário Alan Siberman, que cuida dos interesses do jogador, abriu contatos para liberar o visto de trabalho. Agora, o agente depende do aval do Governo Federal Chileno para viajar com Gabriel Suazo.
As partes ainda não divulgaram os números em torno da operação. Porém, o chileno deve assinar contrato até junho de 2027. O salário gira em torno de 150 mil euros (R$ 835 mil, pela cotação atual). E a multa rescisória é de 5 milhões de euros (R$ 27,8 milhões).
Números pela seleção chilena principal
Jogos: 13
Titular: 7
Reserva utilizado: 6
Gols marcados: 0
Assistências: 0
Minutos em campo: 793
Gabriel Suazo estava no Colo-Colo desde janeiro de 2014, quando ingressou nas divisões de base do clube. Ele foi promovido ao elenco principal em 2016. Lá, firmou-se na equipe e, desde então, entrou no radar de diversas equipes da América do Sul.
Com as sucessivas convocações para a seleção chilena, Gabriel Suazo tornou-se alvo de clubes como Cruzeiro, Fluminense e Fortaleza. Ele chegou a abrir conversas no fim do ano passado visando transferência para o futebol brasileiro.
Gabriel Suazo, entretanto, recusou as ofertas por considerar os valores abaixo do que desejava receber. Desde então, colocou como meta se transferir para a Europa. Após recusar ofertas de Galatasaray, Hertha Berlin e Panathiaikos, ele acertou, enfim, com o Besiktas.