Sem Alisson, Liverpool estaria na zona de rebaixamento da Premier League
Graças às defesas do Alisson, o Liverpool consegue se manter na parte de cima da tabela do Campeonato Inglês
De acordo com levantamento do perfil Central Liverpool Brasil, no twitter, o goleiro brasileiro garantiu quase metade dos pontos que o clube possui na Premier League. Se não fossem pelas atuações inspiradas do atleta, a equipe estaria na zona de rebaixamento do campeonato com 15 pontos, empatada com o rival Everton.
O perfil explicou que a pesquisa levou em conta as estatísticas de defesas difíceis, pênaltis defendidos e assistências em jogos que o Liverpool empatou ou venceu por um gol de diferença.
Sendo assim, utilizando o site Sofascore como base, é possível notar a grande influência do goleiro nos pontos conquistados da equipe. Conforme aponta o site, a cada jogo do Liverpool, Alisson faz em média 3.4 defesas, salvando 72% dos chutes que vão em direção ao gol.
Esses números totalizam 65 defesas em 19 partidas jogadas, sendo 48 feitas em arremates de dentro da área e 17 em chutes de longa distância. Com apenas um turno jogado, o brasileiro já está perto de ultrapassar o número de defesas que fez nas edições anteriores.
O goleiro também defendeu um pênalti importante contra o West Ham, na ocasião, o Liverpool venceu a partida por 1×0.
Como esquecer da partida contra o Manchester City em Anfield? Além de parar Haaland, artilheiro do campeonato, Alisson também deu uma assistência para Salah marcar o gol da vitória dos reds.
As boas atuações nas partidas contra Chelsea, Tottenham, Newcastle, Crystal Palace e Fulham também fizeram com que Alisson fosse crucial para a equipe.
Alisson entre os goleiros do campeonato
Em nota geral, o goleiro de 30 anos aparece em quinto lugar com 7.13 pontos, atrás somente de Kepa, Leno, Nick Pope e David Raya. No quesito defesas por jogo, o brasileiro é o quarto colocado no ranking do campeonato.
Apesar de ter a quinta defesa mais vazada entre os 10 primeiros colocados, Alisson possui 5 “clean sheets” no campeonato. Um número significativo para uma equipe que concedeu 25 gols aos adversários.
Vencedor em 100% dos confrontos aéreos que disputou, o “paredão” do Liverpool é o segundo colocado do quesito no campeonato.
Muito criticado devido aos resultados da Seleção brasileira nas últimas Copas do Mundo, Alisson mostra diariamente que é um goleiro de classe mundial, um dos melhores da posição no planeta! Como diz o ditado popular: “Só não vê quem não quer”.