Max Verstappen destacou o fim de semana em Imola como a prova mais crucial na sua campanha de defesa do título na Fórmula 1 2022, após um início instável. O RB18 da Red Bull era um carro rápido no início da temporada deste ano – mas talvez não tão rápido quanto o F1-75 da Ferrari a princípio, além de também ser de alguma forma frágil.
Portanto, isso significa que Verstappen teve duas desistências nas três primeiras corridas que antecederam o Grande Prêmio da Emilia Romagna de 2022, pois seu RB18 quebrou no Bahrein e na Austrália.
O piloto então conquistou a pole, venceu a corrida sprint e também venceu a corrida no domingo; conquistou, ademais, o ponto da volta mais rápida em seu caminho para a bandeira quadriculada; por isso, sente que o resultado foi muito importante para ele e para a equipe na categoria, já que a temporada se desenvolveu depois disso.
“Tivemos um péssimo começo de ano; então, na época, pensei que não poderíamos realmente lutar pelo campeonato. Mas as coisas de fato mudam muito rápido, e o carro ficou ainda mais competitivo”, disse ele, falando ao site oficial da categoria sobre a temporada.
Max Verstappen relembra ‘ano louco’ na Fórmula 1 pela Red Bull Racing
“Foi um ano louco para nós em termos de vitórias e foi muito, muito agradável. É algo, claro, que nunca imaginaria no início desta Fórmula 1”, acrescentou. Solicitado a identificar a prova que considerou um ponto de virada, o holandês disse: “O fim de semana de Imola foi muito bom; tivemos um fim de semana muito forte. Depois, é claro, a diferença [para Charles Leclerc] foi diminuindo lentamente – isso normalmente é sempre um bom sinal”.
“Na época, não podíamos pagar mais abandonos na Fórmula 1. Sem dúvida, a diferença que construímos tornou-se muito grande, de maneira que poderíamos abandonar uma vez ou outra; porém, na época, depois de duas desistências no início, mudamos isso muito rápido. Honestamente, não me lembro em que corrida pensei que estava de volta; mas acho que para nós, como equipe, Imola foi um fim de semana importante para esse tipo de resultado”, concluiu Verstappen.
O piloto acabou conquistando seu segundo título consecutivo na Fórmula 1, depois de vencer um recorde de 15 corridas em uma só temporada.