Home Futebol Sem sustos! Brasil goleia Coreia do Sul e avança para as quartas da Copa do Mundo 2022

Sem sustos! Brasil goleia Coreia do Sul e avança para as quartas da Copa do Mundo 2022

Seleção brasileira conquistou a goleada ainda no primeiro tempo e avançou das oitavas pela oitava vez seguida

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Nesta segunda (05), Brasil e Coreia do Sul entraram em campo no estádio 974 em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. A seleção brasileira dominou a partida desde o início e construiu a vitória por 4 a 1 ainda no primeiro tempo.

Até hoje, Brasil e Coreia do Sul nunca haviam se enfrentado em Copas do Mundo. No histórico total do confronto, foram sete partidas, com seis vitórias brasileiras e apenas uma sul-coreana, em 1999. No último jogo, vitória confortável da Seleção por 5 a 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil domina, faz quatro e encaminha classificação

O Brasil começou a partida com tudo! Antes mesmo que a seleção coreana conseguisse assimilar a partida, Raphinha pegou a bola pela direita e cruzou para o meio da grande área. A bola viajou por cima dos jogadores e caiu no pé de Vinícius Jr., que dominou livre e bateu com clareza para abrir o placar. 1 a 0 em apenas 7 minutos.

O gol de Vini Jr. (divulgação FIFA)

Logo em seguida, aos 11′, a seleção brasileira teve mais uma chance de ampliar e poder fazer uma partida de muito conforto após o árbitro Clement Turpan assinalar um pênalti a seu favor. Na cobrança, Neymar fez 2 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Abalada e precisando do resultado, a Coreia do Sul passou a arriscar de longe e quase marcou logo em seguida, com Hwang, que bateu colocado para boa defesa de Alisson.

Mesmo com a vantagem no placar, o Brasil não abriu mão de jogar sem a bola e seguiu dominando a partida de forma que a Coreia não conseguisse nem ao mesmo esboçar uma reação. Aos 29′, a Canarinho chegou ao seu terceiro gol após boa jogada de ataque, com ótima triangulação entre Marquinhos e Thiago Silva, que encontra Richarlison avançando pelo meio da zaga coreana. O pombo, livre, apenas tocou para o fundo do gol para fazer 3 a 0.

Ainda sem tirar o pé e com controle total da partida, a seleção brasileira chegou em seu quarto gol ainda no primeiro tempo. Vini Jr., recebeu pela esquerda e cruzou com precisão para a outra extremidade da grande área. Paquetá recebeu e bateu para fazer 4 a 0.

PUBLICIDADE

Com uma atuação dominante que lhes deu quatro gols de vantagem ainda no primeiro tempo, a seleção brasileira se tornou apenas o segundo time a marcar quatro vezes durante a primeira etapa de uma partida em um mata-mata de Copa do Mundo.

Durante o primeiro tempo, o Brasil teve 47% de posse de bola, contra 37% da Coreia do Sul e 14% em disputa. Em chutes, grande superioridade brasileira, com 10 finalizações, sendo seis no alvo. Das 10, oito foram de dentro da grande área, e seis em direção ao alvo. A Coreia finalizou quatro vezes, sendo três no gol.

Brasil administra e vence sem (muitos) sustos

Se recusando a entregar os pontos, a Coreia do Sul quase descontou no começo do segundo tempo, quando logo aos 46′, Son avançou com perigo e bateu colocado, mas Alisson fechou o ângulo e mandou a bola para fora. Na sequência, os coreanos tiveram dois escanteios, mas eles não levaram perigo à meta brasileira.

O Brasil seguia conseguindo encontrar espaços frente à fraca pressão exercida pela defesa coreana e apenas não ampliou ainda mais a vantagem aos 53′ com Raphinha porque o goleiro Seung-gyu Kim defendeu a finalização do ponta direita com a ponta dos dedos.

PUBLICIDADE

Após os 60′ de jogo, a seleção brasileira passou apenas a administrar o resultado e o desgaste de seus jogadores, já com a cabeça nas quartas de final, mas sem tentar deixar com que o ímpeto da seleção coreana aumentasse. Aos 67′ a Coreia do Sul quase marcou seu primeiro após finalização de Hwang, mas bola foi desviada por Alisson e apenas não entrou porque bateu em Cho, que estava caído pouco à frente da linha do gol.

Aos 75′, a Coreia do Sul enfim conseguiu fazer o seu gol de honra, com Seung Ho-Paik, que recebeu a bola na intermediária e finalizou de longe, sem chances para o goleiro Alisson, e fazer 4 a 1. À essa altura, a posse de bola já era mais parelha, com os coreanos a mantendo por 40% do tempo contra 46% do Brasil (14% em disputa).

Brasil x Coreia do Sul (Copa do Mundo 2022)
Divulgação FIFA

Aos 85′, o Brasil ainda quase fez o quinto após o goleiro Seung Gyu-Kim se atrapalhar na saída de bola ao ser marcado por Richarlison. Na sequência, a finalização foi bloqueada pela defesa. A seleção ainda seguiu pressionando em busca do gol e quase marcou novamente minutos mais tarde, após um belo voleio de Dani Alves.

Os coreanos também seguiram lutando, mas apesar dos esforços de Son, que se deslocava por todo o campo de ataque, não conseguiu marcar mais um e acabou sendo eliminada com goleada. 4 a 1 para o Brasil, que se classificou com maestria e encara uma cansada Croácia vinda de uma dura prorrogação na próxima sexta-feira (09) pelas quartas de final da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Ficha técnica

Brasil 4 x 1 Coreia do Sul

Data: 05/12/2022, 16:00
Estádio: 974
Árbitro: Clement Turpin

Gols: 7′ Vinícius Jr., 11′ Neymar (P), 29′ Richarlison, 36′ Paquetá, 76′ Paik (COR)

Brasil (4-3-3): Alisson (Weverton) – Danilo (Bremer), Thiago Silva (c), Marquinhos, Eder Miltão (Dani Alves) – Paquetá, Casemiro, Neymar (Rodrygo) – Vini Jr. (Gabriel Martinelli), Raphinha, Richarlison
Técnico: Tite

PUBLICIDADE

Coreia do Sul (4-2-3-1): Seung-gyu Kim – Moon-hwan Kim, Min-jae Kim, Young-Gwon Kim, Jin-su Kim (C. Hong) – In-Beom Hwang (S. Paik), Woo-Young Jung (J. Son) – Hee-Chan Hwang, Jae-Sung Lee (K. Lee), Heung-min Son (c) – Gue-sung Cho (Ui-jo Hwang)
Técnico: Paulo Bento

Better Collective