Com Tite fora da seleção brasileira, alguns nomes de peso do futebol mundial passaram a ser cogitados. José Mourinho ganhou forças nas redes sociais e foi citado até por Ronaldo Fenômeno, mas a realidade é que o treinador português está na mira de outro país para assumir o cargo de treinador após a Copa do Mundo no Catar.
Fernando Santos, o atual treinador de Portugal, está sendo contestado e não deve permanecer. Ele está no cargo desde 2014 e a recente eliminação nas quartas de final para Marrocos pode ter sido a “gota d’água” para encerrar o ciclo. Com isso, o multicampeão Mourinho é um dos favoritos para assumir a seleção.
Mourinho, considerado por muitos o maior treinador da história de Portugal, teve passagens de sucesso por Real Madrid, Inter de Milão e Porto, além de notável trabalho no Manchester United e Tottenham. Hoje na Roma, ele conquistou recentemente um título europeu e voltou a estar em evidência no futebol europeu.
Maniche, ex-jogador da seleção de Portugal, opinou: “José Mourinho faz todo o sentido para o cargo, por tudo aquilo que já conquistou e tem conquistado. Já esteve nos melhores clubes do mundo, ganhou títulos em todos e lhe falta a Seleção. É um treinador experiente e preparadíssimo para as dificuldades porque é um conhecedor do nosso futebol e do futebol de outros países. Ele é inteligente e sabe lidar com jovens. Acho que reuniria consenso para ser o novo treinador”, disse ele.
Já Ronaldo citou Mourinho como uma possibilidade para a seleção brasileira: “Primeiro, sou a favor de um nome estrangeiro. Eu não sustento esse tabu de que o estrangeiro não poderia contribuir ao futebol brasileiro, temos grandes exemplos. No meu caso, meu treinador no Cruzeiro é uruguaio, que é uma grande escola, nos ajudou a sair de um buraco que estávamos há 3 anos. Nós temos que discutir os nomes, tem grandes nomes internacionais na mesa, as opções brasileiras não vejo muitas”, iniciou dizendo ele.
“A escolha vem do conceito que a CBF quer, como a seleção jogue. A partir desse conceito que a seleção escolher, buscar o perfil adequado. São grandes nomes incríveis no mercado, o próprio Ancelotti, Abel, Mourinho, são nomes incríveis. Todos com contrato. Não sei o que a CBF vai fazer. A minha opinião é que eu apoiaria. Apoiaria um estrangeiro”, completou o Fenômeno.
Fato é que a seleção brasileira e portuguesa devem ter novos treinadores no comando técnico. Tite e Fernando Santos passaram longos anos nos cargos, mas estão de saída neste momento.