PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Extracampo Rei Pelé: veja vídeo do dia em que o Santos parou uma guerra na África

Rei Pelé: veja vídeo do dia em que o Santos parou uma guerra na África

Fato curioso da trajetória do astro do Peixe, confira detalhes

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

O Rei Pelé não acumula apenas gols, títulos e momentos especiais na história do esporte, se não também fatos históricos no mundo do futebol internacionalmente. Um dos momentos mais curiosos foi ter conseguido parar uma guerra na África durante os anos 1960, tudo graças à importância mundial da sua figura. O fato é bem conhecido pela torcida do Peixe, pois tornou este momento música de torcida, confira.

Rei Pelé parou guerra

No ano de 1969, o Santos fez uma excursão pelo continente africano. Durante aquele momento, Nigéria travava uma dura guerra civil tentando sua independência, e ambos grupos étnicos do país (igbo e hausa) estavam em lados diferentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O confronto seria disputado na capital Lagos e o estado de Benin tranquilizou o time brasileiro com a promessa de cessar-fogo durante o momento que estivessem na região. Sobre esta questão, Pelé abordou mais detalhes em uma postagem nas redes sociais e disse: “um dos meus grandes orgulhos foi ter parado uma guerra na Nigéria, em 1969, em uma das várias excursões que o Santos fez pelo mundo. Nós tínhamos um amistoso marcado na Cidade de Benin, que estava no meio de uma Guerra Civil. Só que o Santos era tão amado que as partes aceitaram um cessar-fogo no dia da partida. Ficou conhecido como o “dia em que Santos parou a a guerra”.

Torcida do Santos

Este feito, acabou se tornando música de torcida após 53 anos do acontecimento, e constituiu parte do mito do Rei Pelé. Nas arquibancadas, este episódio marcante se torna em uma frase que diz: “só o Santos parou a guerra”. Embora não exista registro de realmente um cessar-fogo negociado, o Governo de Benin declarou o dia feriado nacional para assistir o jogo do Peixe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Better Collective