PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Rei Pelé morre aos 82 anos

Rei Pelé morre aos 82 anos

Maior jogador da história do futebol brasileiro, tricampeão da Copa do Mundo, lutava contra câncer desde 2021; sepultamento será na cidade de Santos

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Morreu nesta quinta-feira, no Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, Pelé, o Atleta do Século, vítima de complicações de um câncer no cólon (parte central do intestino) descoberto em 2021. Em janeiro deste ano foi identificada metástase para o pulmão e o fígado.

Internado desde o fim de novembro após o tratamento quimioterápico não surtir o efeito desejado pela equipe médica, Pelé foi diagnosticado no início de dezembro com uma infecção respiratória.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alguns boletins médicos indicavam evolução satisfatória em seu estado de saúde, porém, no último dia 21 de dezembro, a equipe que acompanhava Pelé emitiu novo comunicado informando progressão da doença oncológica, o que requeria maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.

Nascido em Três Corações-MG, em 23 de outubro de 1940, Edson Arantes do Nascimento iniciou a carreira profissional no Santos, em 1956 e ficou no clube da Vila Belmiro até 1974. Pelo Peixe, ele foi bicampeão da Taça Libertadores da América (1962 e 1963), bicampeão do Mundial de Interclubes (1962 e 1963), campeão da Taça de Prata (1968), cinco vezes campeão da Taça Brasil (1961, 62, 63, 64 e 65) e quatro vezes campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Rio-São Paulo (1959. 1963,1964 e 1966).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes mesmo de ser internado pela última vez, o Santos decidiu que vai jogar a temporada 2023 com uma coroa no topo do escudo do uniforme. Aprovada pelo Conselho Deliberativo e pelos sócios, a mudança foi incluída no novo Estatuto do clube.

Pelé segue como recordista em títulos de Copa do Mundo pela seleção brasileira. Ele esteve nas campanhas de 1958, 1962 e 1970. O Rei do Futebol também é o recordista em gols (77) em 92 jogos disputados. Com apenas 16 anos de idade, ele já vestia a amarelinha.

No fim de carreira, ele atuou pelo New York Cosmos entre 1975 e 1977. Em 2010, ele foi nomeado presidente honorário do clube norte-americano.

PUBLICIDADE

Vida após a aposentadoria

Em 1994, a Unesco o nomeou como Embaixador da Boa Vontade. No ano seguinte, aceitou convite do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para assumir o cargo de Ministro do Esporte. Entre as suas principais realizações foi a criação da “Lei Pelé”, que mudou a legislação sobre o passe dos jogadores de futebol.

PUBLICIDADE

Antes de adoecer, Pelé foi garoto-propaganda de diversas marcas. Em novembro de 2011, foi nomeado embaixador do Santos.

Better Collective