Pelé não responde à quimioterapia e inicia cuidados paliativos, diz jornal
Com câncer, ex-jogador está internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde terça-feira (29), onde teve diagnosticada uma infecção respiratória
Tratando um câncer no intestino aos 82 anos, Pelé não está respondendo mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado. Segundo informações do jornal ‘Folha de S. Paulo’, o Rei do Futebol está em cuidados paliativos exclusivos.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cuidados paliativos são “prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida”. A quimioterapia de Pelé suspensa eo ex-jogador passou a receber cuidados para aliviar a dor sem precisar ser submetido a terapias invasivas, por exemplo.
Pelé está internado desde a última terça (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, onde deu entrada com um quadro de anasarca (inchaço generalizado). Ademais, o craque também apresentava insuficiência cardíaca descompensada e uma síndrome edemigênica (edema generalizado).
O Hospital Israelita Albert Einstein divulgou nota na tarde de sexta-feira (2), informando que Pelé teve diagnosticada uma infecção respiratória. A princípio, a infecção está sendo tratada pela equipe médica com antibióticos.
“A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”, diz o comunicado. Ainda de acordo com a nota, Pelé continuará internado nos próximos dias para continuidade do tratamento.
O ex-jogador teve um tumor de colón identificado em setembro de 2021, quando exames também mostraram metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Desde então, o craque passou por uma cirurgia e fazia o tratamento de quimioterapia.
Filha de Pelé tenta tranquilizar:
Kely Nascimento, filha de Pelé, tem usado seu perfil em uma rede social para minimizar a gravidade do quadro de saúde do pai. “A mídia está surtando novamente e eu quero vir aqui abafar um pouquinho. Meu pai está internado, regulando medicamento. Eu não estou pulando num voo para correr lá. Meus irmãos estão no Brasil, visitando, e eu vou no ano-novo. Não tem surpresa, nem emergência“, publicou Kely, que também aproveitou para agradecer ao carinho dos fãs.
“Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias”, diz a legenda da última publicação de Pelé no Instagram.
Pelé foi diagnosticado com câncer de intestino em 31 de agosto de 2021, durante exames de rotina que, a princípio, deveriam ter sido feitos em 2020.
Por fim, além do câncer, Pelé ainda sofre com sequelas de três cirurgias realizadas nos últimos anos, por exemplo. Uma cirurgia foi realizada para colocação de prótese no quadril, enquanto as outras duas para corrigi-la.
Na última vez que eu usei a camisa da seleção brasileira nós inauguramos as três estrelas sobre o escudo, agora já temos cinco. Mal posso esperar para ver essa camisa com seis estrelas. pic.twitter.com/5duBM7Wa6G
— Pelé (@Pele) November 9, 2022