Hoje (27), Marcos Rocha completa cinco anos do seu anúncio pelo Palmeiras. Assim, em 2017, as redes sociais do Verdão anunciaram o lateral, que se tornaria um dos laterais-direitos mais vencedores de toda a história alviverde. Desse modo, o experiente jogador conquistou oito títulos nesses cinco anos. Além disso, vale lembrar que Rocha atuou em 235 jogos e marcou sete gols pelo clube paulista.
Os números do lateral-direito continuam aumentando com o passar dos anos no Palmeiras. Assim, ele já possui 102 jogos apenas no Allianz Parque, se tornando o quinto palmeirense a atingir estar marca. Ele também é o oitavo atleta que mais venceu na nova arena (com 64 vitórias), o terceiro com mais assistências no estádio (18 no total), o 60º que mais atuou em toda a história do Palmeiras e o oitavo que mais atuou no século 21.
Além disso, Marcos Rocha já se tornou o quinto jogador que mais venceu no século (136 vitórias), o oitavo que mais atuou pela Libertadores (37 jogos), o oitavo que mais venceu pela Libertadores (24 vitórias), o nono jogador que conquistou mais títulos (8), o nono lateral que mais jogou (235 partidas) e o oitavo lateral que mais venceu (136 vitórias) pelo clube.
Por fim, vale lembrar que o lateral-direito conquistou oito trofeus com a camisa do Palmeiras. Desse modo, os títulos são: duas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022), dois Brasileiros (2018 e 2022), uma Copa do Brasil (2020) e dois Paulistas (2020 e 2022).
Único atleta brasileiro a disputar dez edições em sequência da Libertadores
Os cinco anos de Palmeiras permitiram que Marcos Rocha conseguisse um feito histórico. Assim, com o clube paulista, ele alcançou o posto de ser o único jogador brasileiro a disputar dez edições em sequência da Libertadores. Além disso, ele também é o décimo jogador entre os brasileiros que mais disputou a competição sul-americana.
Nessa temporada, o lateral direito atuou em 52 jogos e fez oito assistências. Outros números dele incluem 60 assistências para finalização, 2.631 passes certos, 151 lançamentos corretos, 18 cruzamentos certeiros, 20 dribles, 109 desarmes, 34 interceptações e 34 faltas recebidas.
Assim como a maioria dos seus companheiros, Marcos Rocha tem feito treinos virtuais sob a orientação do Núcleo de Saúde e Performance. Portanto, após completar essa etapa da pré-temporada, os jogadores retornam para a Academia de Futebol no dia 2 de janeiro e iniciam os trabalhos presenciais. Por fim, vale observar que a estreia do Palmeiras na temporada será no dia 14 de janeiro (sábado), às 20h30, diante do São Bento, no Allianz Parque.