Na Copa do Mundo 2022, Lionel Messi tem apresentado uma postura bem conhecida, e amada, pelos argentinos. Com encaradas, comemorações, proximidade com torcida e liderança técnica, o atual camisa 10 tem incorporado o personagem do maior ídolo da seleção albiceleste: Diego Maradona.
Esta é a última Copa do Mundo de Messi pela Argentina. Craque do time e capitão, o jogador busca um título que falta em sua galeria e que pode consolidar sua aceitação no país sul-americano, algo que gera desconfiança por sua carreira ter sido quase que totalmente construída na Europa.
Se no início de sua trajetória na seleção argentina, Messi era era uma figura pública discreta, nos último anos o craque passou a “aparecer” mais, respondendo críticas e confrontando provocações. Um exemplo ocorreu no último sábado (10), quando ao anotar gol de pênalti sobre a Holanda nas quartas de final da Copa do Catar, Messi foi comemorar em frente ao banco de Van Gaal e posteriormente questionou o holandês por declarações de antes da partida.
Desempenho e postura de Messi na Copa do Catar tem sido reconhecidos
O protagonismo do camisa 10 pela Argentina tem motivado elogios de compatriotas. Um desses elogios veio de Jorge Valdano, que fez parte da seleção argentina campeã da Copa do Mundo de 1986 junta a Maradona. Em entrevista à “TyC Sports”, o ex-jogador fez uma comparação entre os craques.
“Messi está maradoneando neste Mundial. Ele está mostrando a essência do futebol. É fascinante vê-lo nestes momentos. Não sobra energia e tem que explorar até a última gota de talento. Quem não ama Messi, não ama futebol”, declarou Valdano.
Não é apenas nas atitudes que Messi assemelhado a Maradona. Dentro de campo, o atacante tem liderado a equipe e participado decisivamente da campanha argentina na Copa do Catar. Até o momento, Messi participou de seis dos nove gols argentinos, mandando a bola para as redes por quatro vezes e proporcionando duas assistências. O desempenho no torneio tem justificado o destaque e eles ser cotado a melhor da competição.
Messi e a Argentina voltam a campo nesta terça (13), às 16 horas (de Brasília), para enfrentar a Croácia, nas semifinais da Copa do Mundo 2022. A seleção albiceleste se classificou após empatar com a Holanda por 2 a 2 com a bola rolando e avançar nos pênaltis. Por outro lado, a Croácia também passou por pênaltis, empatando com a seleção brasileira em 1 a 1 na prorrogação.