Além do título, Messi quebra recordes e se torna o jogador com maior número de jogos em Copas; confira o Top 5
Com os sete jogos do caminho para a glória, o argentino marcou seu nome na história dos mundiais como o jogador que mais vezes entrou em campo, superando o alemão Lothar Matthäus
Enfim campeão da Copa do Mundo, Messi conduziu a Argentina ao título neste domingo (18) após uma eletrizante final empatada em 3 a 3 e decidida na disputa por pênaltis vencida pela alviceleste por 4 a 2. Além da conquista, o gênio superou diversos recordes e tornou-se o jogador com maior número de partidas da principal competição do futebol.
Um dos maiores da história do esporte, Messi chegou a 26 embates disputados em cinco participações.
Pelo lado brasileiro, Cafú é quem mais vezes entrou em campo. O lendário lateral-direito está empatado com Grzegorz Lato (Polônia), Bastian Schweinsteiger e Philipp Lahm (Alemanha) e Javier Mascherano (Argentina), todos com 20 jogos.
A seguir, conheça os jogadores que mais atuaram em Copa do Mundo.
21 jogos – Diego Maradona (Argentina) e Wladyslaw Zmuda (Polônia)
Diego Maradona
Ídolo máximo dos argentinos, Maradona desfilou sua genialidade entre as edições de 1982 e 1994.
“El Pibe de Oro” foi literalmente o comandante do título em 1986. Além de capitão, chamou o protagonismo para si e proporcionou momentos icônicos, como os gols da “Mão de Deus” e outro no qual deixou cinco adversários ingleses para trás, incluindo o goleiro. Vice-campeão em 1990, encerrou sua passagem por mundiais no ano de 1994 sob acusação de doping após o segundo jogo daquela competição.
Disputou 21 pelejas, com 12 vitórias, quatro empates e cinco reveses. Anotou seis gols e distribuiu oito assistências.
Wladyslaw Zmuda
Wladyslaw Zmuda também foi para o gramado por 21 vezes entre 1974 e 1986. Venceu 12, empatou quatro e perdeu cinco.
O zagueiro, assim como seu companheiro de equipe Grzegorz Lato, participou das ótimas campanhas da Polônia em 1974 e 1982, quando a seleção conquistou o terceiro lugar em ambas, os melhores desempenhos da história do país. Zmuda, inclusive, foi o capitão da equipe em 1982.
23 jogos – Paolo Maldini (Itália)
A quarta posição é de um dos maiores defensores de todos os tempos, Paolo Maldini. O italiano soma 23 confrontos, acumulando 14 vitórias, seis empates e três derrotas em quatro edições disputadas, de 1990 a 2002.
Por ironia do destino, não esteve presente em 2006 justamente quando a Azzurra sagrou-se campeã. Maldini havia se aposentado da seleção após a eliminação para a Coréia do Sul, em 2002. Em um ato de hombridade, Maldini recusou a convocação por achar injusto embarcar à Alemanha sem ter participado de todo o ciclo, pois isso significaria tirar a oportunidade de outro jogador que esteve presente durante este período.
24 jogos – Miroslav Klose (Alemanha)
Polonês naturalizado alemão, Miroslav Klose é o terceiro atleta com maior número de jogos. Entrou em campo por 24 vezes entre 2002 e 2014. Seu retrospecto contém impressionantes 17 triunfos, três empates e quatro reveses. Tal estatística lhe confere o título de jogador com maior número de vitórias na história das Copas.
Além dessa marca, há outro recorde importante em seu currículo. O centroavante é o maior artilheiro da competição com 16 gols, sendo sete destes marcados de cabeça, feito também inigualado.
25 jogos – Lothar Matthäus (Alemanha)
Recordista absoluto até a edição 2022, Lothar Matthäus disputou 25 partidas de Copa do Mundo, computando 15 vitórias, seis empates e seis derrotas. Ao lado dos mexicanos Antonio Carbajal, Rafa Márquez, Andrés Guardado e Guillermo Ochoa, do italiano Gianluigi Buffon, de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o lendário volante alemão integra a enxuta lista de atletas que participaram de cinco edições do Mundial.
Seu tímido início em 1982, quando disputou apenas dois jogos, evoluiu para a titularidade de 1986 em diante. Matthäus viu do banco o vice-campeonato de 1982 e atuou na final perdida em 1986. Quatro anos depois o volante tornou-se capitão e deu a volta por cima ao erguer o troféu de campeão para sua seleção. Permaneceu no posto em 1994 e atuou em 1998 sem a faixa.
26 jogos – Lionel Messi (Argentina)
Vice em 2014 e agora campeão, Messi quebrou diversos recordes neste Mundial realizado no Catar.
Em 26 jogos registra 16 triunfos, cinco empates e cinco derrotas. Atuou por 2.324 minutos, superando a marca de Paolo Maldini, da Itália, que esteve em campo por 2.217 minutos.
Messi estreou jovem em Copas, aos 18 anos. Ao todo, soma 13 gols distribuídos por cinco edições (2006 a 2022) e ocupa a quinta posição na artilharia geral. Curiosamente, é o único jogador a marcar gols antes e depois dos 20 anos de idade e também depois dos 30. O argentino igualou Ronaldo e Klose como os jogadores que marcaram em 11 partidas diferentes. Além disso, ‘La Pulga’ é o único a distribuir assistências em cinco mundiais diferentes.
Ultrapassou Rafa Márquez como o atleta com o maior número de vezes a entrar em campo como capitão de uma seleção. O mexicano possui 18 jogos, enquanto o argentino, agora, computa 20.
Por fim, o craque levou o prêmio de melhor jogador da partida em 11 oportunidades e conquistou o prêmio de Melhor Jogador da Copa do Mundo pela segunda vez, um feito inédito.