Messi e Álvarez brilham, Argentina atropela Croácia e está na final da Copa do Mundo 2022
Dupla foi responsável pelos três gols da Argentina, que chega á sua sexta final de Copa do Mundo
Dupla foi responsável pelos três gols da Argentina, que chega á sua sexta final de Copa do Mundo
Na tarde desta segunda (13), Argentina e Croácia entraram nos gramados do estádio Lusail para definir o primeiro finalista da Copa do Mundo 2022. Após uma atuação de gala da dupla formada por Lionel Messi e Julian Álvarez, a seleção argentina venceu por 3 a 0 e ganhou mais uma chance de conquistar o tricampeonato.
Até hoje, croatas e argentinos haviam se enfrentado em outras cinco ocasiões: foram três amistosos (uma vitória para cada seleção e um empate) e dois jogos em fases de grupos de Copas do Mundo. Em 1998 a Argentina venceu a Croácia por 1 a 0 e em 2018 os croatas dominaram e venceram por 3 a 0 com gols de Ante Rebic, Modric e Rakitic.
Messi e Álvarez desmontam a Croácia
Como todo jogo desta magnitude costuma ser tenso, a partida começou com os dois lados se estudando bastante, no receio de deixarem muitos espaços e saírem atrás no placar. Antes dos trinta minutos, nenhum dos dois lados havia criado chances de perigo, com os ataques tendo chutado apenas uma vez ao gol, mas sem sustos.
O ritmo seguiu parado, com a Croácia tendo certo controle da partida, até os 32′, quando após ótima enfiada de bola de Enzo Fernandez, Julian Álvarez saiu de frente com o goleiro Dominik Livakovic e deu um toque sutil para desviar a bola e tentar o drible. Na sequência o goleiro atingiu o atacante e o árbitro assinalou o pênalti para a os albicelestes. Na cobrança, Messi converteu, marcou seu quinto gol nesta Copa do Mundo e se tornou o maior artilheiro da Argentina na história dos Mundiais (11 gols).
Alguns minutos mais tarde, aos 38′, após jogada de contra-ataque iniciada pela defesa argentina, Messi coloca Julian Álvarez com espaço no campo ofensivo croata. O atacante do Manchester City dispara em velocidade, consegue manter a bola após entrar em dividida com Juranovic e Borna Sosa e bate livre para fazer 2 a 0 para a Argentina.
A seleção da Croácia sentiu muito os dois gols de desvantagem e quase levaram o terceiro aos 42′, após MacAllister cabecear depois de boa cobrança de escanteio.
No primeiro tempo a seleção croata manteve a tendência desta Copa do Mundo em que os times que mais tiveram posse de bola acabaram em desvantagem no placar. A Croácia reteve a bola por 53% dos 45 minutos iniciais e a Argentina, por 34% (Nos 13% restantes a bola ficou em disputa). Em finalizações, os argentinos foram superiores e eficientes, com cinco chutes (quatro no alvo) contra três chutes croatas (nenhum no alvo).
Croácia tenta, mas esbarra em tática argentina
Estando dois gols atrás do placar pela primeira vez na Copa do Mundo, a Croácia voltou para o segundo tempo com uma mentalidade diferente daquela demonstrada em outros jogos e passou a atuar de forma mais incisiva, pressionando a Argentina e buscando finalizar a todo custo.
Pela característica de jogo croata, a Argentina passou a se postar com duas linhas de defesa bem compactadas e a esperar o ataque da Croácia para contra-atacar e tentar matar a partida. Aos 65′ a estratégia quase rende seu primeiro gol após Otamendi fazer ótima interceptação e acionar Julian Álvarez em velocidade, mas o atacante segurou a bola por muito tempo ao chegar na grande área croata e desperdiçou a jogada.
E foi aos 69′, para desespero da torcida da Croácia, que veio o terceiro gol da Argentina após um lance de pura genialidade de Lionel Messi. O camisa 10 argentino avançou pela direita em jogada individual, invadiu a grande área e conseguiu se desvencilhar da marcação de Gvardiol para fazer passe rasteiro em direção a Julian Álvarez, que finalizou, fez seu segundo na partida e 3 a 0 para a albiceleste.
A seleção croata havia sofrido apenas três gols (contra Canadá, Japão e Brasil) antes da partida de hoje e, com outros três gols de desvantagem no placar, haviam praticamente desistido de tentar tirar o revés no jogo, perdendo todo o ímpeto e a forma incisiva de atuar. Para piorar, sempre que eles tentavam alguma coisa, eram barrados pela defesa Argentina, que com a vitória já garantida passou a tirar o pé e a optar por segurar a bola ao invés de contra-atacar.
Com a boa vitória sobre a Croácia, a Argentina se classificou para a sua sexta final de Copa do Mundo, que será disputada contra França ou Marrocos no próximo domingo (18) ao meio-dia. A Croácia joga com a seleção que sair derrotada do duelo no próximo sábado (17), no mesmo horário.
Ficha técnica
Argentina 3 x 0 Croácia
Data: 13/12/2022, 16:00
Estádio: Lusail
Gols: 34′ Lionel Messi (P); 39′,69′ Julian Álvarez
Argentina (4-4-2): E. Martinez – Tagliafico, Otamendi, Romero, Molina (Foyth) – MacAllister (Correa), Fernández, Paredes (L. Martinez), de Paul (Palacios) – Álvarez (Dybala), Messi (c)
Técnico: Lionel Scaloni
Croácia (4-3-3): Livakovic – Juranovic, Lovren, Gvardiol, Sosa (Orsic) – Modric (c) (Majer), Brozovic (Petkovic), Kovacic – Pasalic (Vlasic), Kramaric (Livaja), Perisic
Técnico: Zlatko Dalic