Home Futebol Messi: como foi a despedida redentora do camisa 10 em Copas do Mundo

Messi: como foi a despedida redentora do camisa 10 em Copas do Mundo

Atacante, enfim, realizou o sonho do título mundial em sua despedida na história da competição

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Atacante, enfim, realizou o sonho do título mundial em sua despedida na história da competição

Em sua quinta e última Copa do Mundo da carreira, o craque argentino Lionel Messi, enfim, conseguiu o que mais desejava: o título mundial pela seleção argentina, única que conquista que ainda lhe faltava num currículo recheado de glórias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na grande decisão, Lionel Messi fez aquilo que se espera de um gênio. Foi protagonista com dois gols contra a França, neste domingo, no Lusail Stadium, e na disputa por pênaltis abriu a série com uma batida perfeita, sem chances de defesa para Lloris.

Coube ao camisa 10 erguer o troféu de campeão do Mundo. Antes disso, o eterno capitão recebeu o prêmio de melhor jogador da competição e só não levou a Chuteira de Ouro (artilharia) porque um monstro chamado Mbappé fez um gol a mais (oito contra sete).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Messi quebrou recordes. Na semifinal contra a Croácia, ele se isolou como o maior artilheiro da história da seleção argentina em Copas, superando Gabriel Batistuta. No geral (contando a decisão de 2022), foram 13 gols contra 10 do ex-atacante.

Messi também superou o próprio recorde de jogador com mais assistências em cinco edições diferentes de Copa do Mundo. No Catar, o atacante deu três passes para gol.

Ele também superou o italiano Paolo Maldini como o jogador com mais minutos disputados em Copas (2.314). O ex-jogador teve 2.217 minutos jogados.

PUBLICIDADE

O camisa 10 balançou as redes em todos os confrontos do mata-mata (Austrália, Holanda, Croácia e França), assim se tornando o primeiro atleta a conseguir a façanha.

PUBLICIDADE

Relembre os desempenhos de Messi antes do título da Copa do Mundo 2022

2006 – 3 jogos disputados, 2 vitórias, 1 empate e 1 gol marcado

2010 – 5 jogos disputados, 4 vitórias, 1 derrota e nenhum gol marcado

2014 – 7 jogos disputados, 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 4 gols marcados

2018 – 4 jogos disputados, 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas. 1 gol marcado

PUBLICIDADE

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial