Neste domingo (04), Inglaterra e Senegal entraram nos gramados do estádio Al Bayt em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Caso vencessem, os senegaleses conseguiriam repetir seu feito de 2002, quando chegaram às quartas de final, mas Jude Bellingham, Harry Kane e Phil Foden estavam em seu caminho e a Inglaterra acabou vencendo por 3 a 0.
Foi a primeira vez que os Three lions e os Leões de Taranga se enfrentaram, mas tanto ingleses como senegaleses tinham a história a seu favor: a Inglaterra nunca foi derrotada por uma seleção africana e Senegal foi o único time do continente a eliminar um europeu em uma Copa do Mundo (Suécia – oitavas de final da Copa de 2002).
Bellingham cria dois gols e Inglaterra sai na frente
A decisão entre Inglaterra e Senegal começou bastante intensa, com os dois times fazendo um jogo físico e faltoso. Em quinze minutos, ninguém havia finalizado ainda, mas quatro faltas já haviam sido cometidas. Na posse de bola, os ingleses seguiam superiores, com 63% sobre apenas 20% dos senegaleses – em 15% do tempo, a redonda estava em disputa.
A primeira chance de muito perigo veio apenas aos 22′, para o Senegal. Após saída equivocada por parte de Harry Maguire, Krépin Diatta cruzou e Dia finalizou. No rebote, Sarr chutou para fora para o alívio da torcida inglesa. A arbitragem ainda analisou um lance de possível pênalti na sequência, mas nada foi dado.
A Inglaterra seguia com maior posse de bola mas sem conseguir exercer um ataque eficiente, passando a maior parte do tempo trocando passes em seu campo defensivo. Aos 30′, a seleção senegalesa conseguiu reter a bola e trocou passes com paciência entre a defesa e o ataque até conseguiu mais uma boa finalização através de Dia. A bola apenas não entrou porque Pickford fez uma boa defesa.
Justamente no momento da partida em que Senegal seguia melhor e infernizava o lado esquerdo da Inglaterra através de Ismaila Sarr, os ingleses abriram o placar. Aos 38′, Harry Kane fez a função de armador e encontrou Jude Bellingham avançando pela esquerda. O meia do Borussia Dortmund cruzou baixo e encontrou Henderson livre para fazer 1 a 0. Foi apenas o terceiro gol dele pelo English Team.
Com o ímpeto a seu favor, os ingleses passaram a pressionar mais e criaram duas boas chances de gol em quatro minutos, não ampliando o placar por muito pouco. À essa altura, Inglaterra e Senegal já tinham o mesmo número de finalizações, mas eram diferenciados apenas pelo aproveitamento.
E para piorar a situação dos abatidos senegaleses, logo no final do primeiro tempo, aos 48′, Harry Kane marcou o primeiro dele e aumentou a vantagem da Inglaterra. Jude Bellingham puxou um contra-ataque com maestria e, mesmo cercado por quatro marcadores, conseguiu iniciar ótima triangulação com Phil Foden, que acionou Harry Kane na sequência. O atacante do Tottenham não desperdiçou e fez 2 a 0.
2T
A Inglaterra começou o segundo tempo mantendo a sua estratégia de segurar a posse de bola e trabalhar abrindo espaços na defesa senegalesa, que trabalhava na tentativa de roubar a bola e levar perigo. Quem levou o melhor no duelo de estratégias foi, novamente, a Inglaterra: aos 57′, após a bola ser recuperada, próximo ao meio campo, Foden recebeu pela direita e acionou Bukayo Saka pelo meio para fazer 3 a 0.
A seleção senegalesa seguia sufocada e sem encontrar uma forma de se liberar da tática utilizada pelos ingleses, que salvo quando davam espaços na defesa, impediam Senegal de fazer seu jogo. a Inglaterra conseguia tanto subir para o ataque como se recompor com velocidade e, com isso, controlavam o jogo.
Aos 70′ de jogo, a posse de bola era de 56% para a Inglaterra, 31% para Senegal e 13% em disputa. O aproveitamento nos passes, artifício importante para o estilo de jogo inglês, também era alto por parte dos Three Lions: 86% de eficácia total e 61% nos lançamentos. Já os senegaleses tinham apenas 78% de aproveitamento nos passes.
Com o 3 a 0 no placar, o técnico Gareth Southgate modificou o time inglês de forma que os titulares pudessem ter mais tempo de descanso e os reservas, certa rodagem. Os senegaleses até tentaram descontar e marcar pelo menos um gol, mas seguiam falhando com a precisão de suas finalizações: dos sete chutes que deram, acertaram apenas um.
Com a vitória, a seleção da Inglaterra se classificou para as quartas de final, onde enfrentará a França em 10/12 (sábado) às 16h.
Ficha técnica
Inglaterra 3 x 0 Senegal
Data: 04/12/2022, 16:00
Estádio: Al Bayt
Gols: 38′ Henderson (ING), 45+3′ Kane (ING), 57′ Saka (ING)
Inglaterra (4-3-3): Pickford – Shaw, Maguire, Stones, Walker – Bellingham, Rice, Henderson – Foden, Kane (c), Saka
Técnico: Gareth Southgate
Senegal (4-2-3-1): Mendy – Sabaly, Koulibaly (c), Diallo, Jakobs – Ciss, Mendy – Diatta, Ndiaye, Sarr – Dia
Técnico: Aliou Cissé
Substituições – ING: 64′ Grealish, Rashford (Saka, Foden), 77′ Mount e Dier (Stones, Bellingham), 82′ Phillips (Henderson)
Substituições – SEN: 46′ Dieng, Gueye e Sarr (Ndiaye, Ciss, Diatta), 72′ Diédhiou (Dia), 84′ Ballo-Touré (Jakobs)