O volante Felipe Melo foi apontado como o jogador mais violento do futebol brasileiro através dos votos no “Pesquisão”, promovido anualmente pelo UOL Esporte. No levantamento feito com atletas que atuaram no Brasileirão, o “Pitbull”, do Fluminense, recebeu 56% dos votos, ficando à frente de Fagner, do Corinthians. O lateral do Timão recebeu 35% dos votos.
A lista dos jogadores mais violentos do Brasileirão ainda contou com mais dois volantes, Rodrigo Fernández, do Santos, e Richardson, que defendeu o Ceará. Felipe Melo disputou 24 jogos do Brasileirão em 2022 e outros 14 compromissos por competições distintas, tendo acumulado 12 cartões amarelos. O índice representa uma média de um cartão a cada 124 minutos em campo.
Desde o seu regresso ao futebol brasileiro, a temporada 2022 marcou o seu menor índice de cartões amarelos, ao lado de 2020. Na temporada passada foram 16, enquanto em 2019, contabilizou 19 amarelos e duas expulsões. Em 2018, quando foi campeão do Brasileirão com o Palmeiras, o volante registrou 26 amarelos e duas expulsões.
O jogador do Fluminense foi eleito como o mais violento do campeonato pelo Pesquisão do UOL. Felipe Melo recebeu 56% dos votos; Fagner ficou em segundo, com 35%. Outros dois jogadores foram citados: os volantes Rodrigo Fernández, do Santos, e Richardson, do Ceará.
Fagner, por sua vez, foi advertido com nove cartões amarelos, em 43 jogos disputados, uma média bem inferior ao índice de Felipe Melo: 321 minutos para receber um cartão.
Seu time já me conquistou em ano de @FIFAWorldCup ou ainda não?
📊 @rodolfo1975 pic.twitter.com/Jv2UGcztMc
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) December 15, 2022
Citado por jogadores como o terceira mais violento do Brasileirão, o volante Rodrigo Fernández, do Santos, foi o atleta que mais recebeu cartões amarelos. Em 29 partidas disputadas, ele recebeu 15 cartões amarelos, uma média superior a um cartão a cada dois jogos. Richardson e Bruno Silva, de Avaí e Ceará, respectivamente, receberam 14. Em termos de cartões vermelhos, David Braz, do Fluminense, foi o líder, com três expulsões.