Japão e Croácia entraram em campo no estádio Al Janoub para disputar mais uma das vagas nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Depois de uma partida muito estudada e taticamente boa, especialmente por parte dos japoneses, que terminou empatada no tempo normal e na prorrogação por 1 a 1, os croatas venceram nos pênaltis e mantiveram vivo o sonho de repetir a campanha histórica de 2018, onde eles chegaram à final pela primeira vez.
O histórico entre Croácia e Japão era curto e equilibrado, com três partidas, uma vitória para cada lado e um empate. Em Copas do Mundo, as seleções se enfrentaram em 1998 (Croácia 1-0) e 2006 (0-0), sempre pela fase de grupos.
Com tática brilhante, Japão dispara na frente
Os dois times começaram criando chances perigosas antes mesmo dos dez minutos de jogo. Aos 3′ o Japão teve uma boa finalização com Taniguchi e aos 8′ a Croácia quase abriu o placar após Kramaric roubar a bola de Tomiyasu e finalizar para defesa de Gonda.
A seleção japonesa seguiu fazendo seu jogo de deixar o oponente ter maior posse de bola e contra-atacar de forma rápida e dinâmica quando surgisse a oportunidade com segurança. Com isso, os croatas tiveram mais posse de bola e subiram com maior frequência para o ataque, mas não conseguiram finalizar com muito perigo. Por outro lado, eram surpreendidos e pressionados sempre que os japoneses decidiam atacar.
Aos 43′ quem abriria o placar, apesar da superioridade da posse de bola croata, seria exatamente o Japão. Após cruzamento de Doan pela direita, Taniguchi fez bom passe para Daizen Maeda, que finalizou e deu a vantagem aos asiáticos. 1 a 0.
Croácia usa altura e leva partida para prorrogação
O Japão seguiu taticamente disciplinado no começo do segundo tempo, evitando tomar risco desnecessários e atacando apenas quando eles tinham a certeza que poderiam finalizar sem sofrerem no contra-ataque. Apesar de toda cautela dos Samurais Azuis, os croatas conseguiram chegar no empate: aos 55′, em uma subida aparentemente despretensiosa, Dejan Lovren cruzou pela direita e encontrou Perisic passando pelo meio de Tomiyasu e e Yoshida. O croata cabeceou e o goleiro Gonda não conseguiu chegar na bola. 1 a 1.
Na sequência, dois minutos após o gol, Endo teve uma ótima chance da intermediária e quase marcou, obrigando Livakovic a fazer uma difícil defesa para evitar o segundo gol japonês. Já a Croácia, mesmo com dificuldade de chegar perto da área japonesa quase virou a partida aos 63′, quando Modric finalizou muito bem de longe. Gonda defendeu a bola e manteve empate no placar.
O desenho do jogo se seguiu o mesmo, com a Croácia tendo maior posse de bola e os japoneses defendendo com muita disciplina e buscando um contra-ataque. Aos 85′, as finalizações dos dois lados eram muito parecidas, 11 a 9 para os croatas, que à exemplo do que a Bélgica fez para vencer o Japão em 2018, passou a fazer bom uso da altura dos seus jogadores e a alçar mais bolas na grande área.
Apesar das chances criadas pelos dois times, o receio de subir demais e criar uma jogada de contra-ataque para os adversários prevaleceu e, com isso, a partida terminou empatada em 1 a 1, indo para a primeira prorrogação desta edição da Copa do Mundo.
Prorrogação estudada, mas sem chances de gol
O primeiro tempo da prorrogação foi bastante estudado, com os times cautelosos evitando assumir muitos riscos. A primeira finalização saiu apenas aos 105′, com finalização de longe por parte de Mitoma e boa defesa de Livakovic, que espalmou a bola para cima.
A seleção da Croácia seguia mantendo uma posse de bola levemente superior, mas passava a maior parte do tempo no meio de campo, sem conseguir avançar para o ataque japonês. Com o empate, a partida foi para os primeiros pênaltis da Copa do Mundo.
Nas cobranças, os japoneses pecaram nas finalizações. Minamino, Mitoma e Yoshida cobraram mal e desperdiçaram. Do lado dos samurais, apenas Asano converteu. Os croatas, por outro lado, foram mais incisivos e marcaram com Vlasic e Brozovic. Livaja desperdiçou, mas Pasalic converteu sua última cobrança e colocou os croatas nas quartas de final.
Com a vitória, a seleção da Croácia encara, na próxima sexta, o vencedor de Brasil e Coreia do Sul.
Ficha técnica
Japão 1 (3) x (1) 1 Croácia
Data: 05/12/2022, 12:00
Estádio: Al Janoub
Público: 42.523
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Gols: 43′ Maeda (JAP), 55′ Perisic (CRO)
Japão (3-4-3): Gonda – Taniguchi, Yoshida (c), Tomiyasu – Nagatomo (Mitoma), Morita (Tanaka), Endo, Ito – Kamada (Sakai), Maeda (Asano), Doan (Minamino)
Técnico: Hajime Moriyasu
Croácia (4-3-3): Livakovic – Juranovic, Lovren, Gvardiol, Barisic – Modric (c) (Majer), Brozovic, Kovacic (Vlasic) – Kramaric (Pasalic), Petkovic (Budmir – Livaja), Perisic (Orsic)
Técnico: Zlatko Dalic