Neste sábado (3), aconteceu a final do Aberto da República, maior evento do tênis feminino no Brasil. O título dessa edição ficou com a tenista Iryna Shymanovich. Na decisão ela venceu a russa Irina Khromacheva por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4 em um confronto de 2h3min.
A conquista da competição organizada pela Confederação Brasileira de Tênis rendeu US$ 60 mil (cerca de R$ 313 mil) para a atleta.
Após vencer o Aberto da República, Iryna Shymanovich falou sobre sua felicidade e seu momento na carreira.
“Não há palavras para descrever. Estou tão feliz agora e a sensação é incrível . Venho trabalhando por isso há um bom tempo e estou feliz por conseguir isso”, celebrou Iryna que comentou como foi atuar contra uma de suas maiores amigas: “É sempre difícil jogar contra uma grande amiga, ela é uma grande jogadora e lutadora. Foi uma final complicada, cheia de emoções . Estou feliz com minha vitória hoje. Me sinto bem em poder finalizar o ano e começar o novo com meu melhor ranking”, declarou a tenista.
Título garante salto no ranking para Iryna Shymanovich
Ex-número dois do mundo juvenil, a tenista atualmente ocupa o 316º lugar da WTA, mas com o título do Aberto da República ela deverá ficar entre as 245 no mundo.
Desde março de 2022 treinando no Brasil, Iryna segue uma rotina intensa de viagens, treinos e jogos. Esse fato inclusive atrapalha para conhecer mais da cidade.
“Ainda não consegui ver muita coisa no Rio de Janeiro porque estou treinando ou viajando. Depois dos longos dias fico cansada e fica difícil ir a algum lugar, mas amo as pessoas do Rio de Janeiro. O clima é bom e quente . Estou me sentindo muito bem aqui, em casa”, complementou Iryna Shymanovich