Nascido em 23 de outubro de 1940, Três Corações, Minas Gerais, Pelé nunca escondeu seu time do coração. Apesar de ser ídolo do Santos, o eterno camisa 10 do Brasil, durante sua carreira, revelou que o Vasco tinha um carinho especial. Em 1977, ao recordar os momentos em que brincava com o irmão, o maior jogador da história explicou que, se possível, teria o clube de São Januário como escolha.
“O time do meu coração sempre foi o Vasco. Eu gostei muito do Vasco, gosto muito do Vasco. Não tenho nada contra o Corinthians, mas não era (o time de coração). O meu irmão, inclusive, quando a gente jogava botão, às vezes sobrava o time do Palmeiras ou do Corinthians, e meu irmão sempre pegava o Palmeiras, ele era palmeirense. Às vezes, joguei quando garoto com o time de botão de nome Corinthians, mas se tivesse que escolher na época, eu escolheria Vasco.”, disse à TV Cultura.
Em sua carreira, quis o destino que Pelé marcasse seu gol 1000 sobre o Vasco. Após marcar o tento, de pênalti, o craque vestiu a camisa do Cruzmaltino com o número em questão nas costas e celebrou o feito com uma volta olímpica no gramado do Maracanã.
Lembrando que Pelé tinha o Vasco como time do coração, o perfil da equipe destacou o fato ao lamentar a morte do Rei. Dono de uma trajetória marcante nos gramados, além de ser um ícone do Santos, a história do craque relacionada a São Januário jamais será esquecida.
“O futebol perdeu a sua Majestade. O Vasco da Gama presta todas as condolências a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira, aos 82 anos. Descanse em paz, Rei do Futebol e grande Vascaíno de coração.“, escreveu o clube.
O futebol perdeu a sua Majestade.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 29, 2022
O #VascoDaGama presta todas as condolências a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira, aos 82 anos.
Descanse em paz, Rei do Futebol e grande Vascaíno de coração.
🖤 pic.twitter.com/MDZTudG5PJ