Conforme esperado, o Grêmio está reformulando o seu elenco. Assim, o plantel suficiente apenas para obter o acesso no Brasileirão Série B está dando lugar a outro mais robusto, valorizado e com altos investimentos em jogadores estrangeiros. Um deles deve ser Luis Suárez, que pode ser oficializado nos próximos dias ou até mesmo em horas. Até aqui, o Tricolor Gaúcho anunciou sete reforços para 2023.
As duas contratações mais badaladas confirmadas pelo Grêmio tiveram a ajuda financeira do empresário Celso Rigo, proprietário de uma empresa de arroz. Então chegaram em definitivo o volante uruguaio Felipe Carballo, vindo do Nacional de Montevidéu, e o meia argentino Franco Cristaldo, do Huracán. Ambos têm 26 anos e assinaram por quatro anos, até 2026. Portanto, a tendência é que a dupla seja titular da equipe de Renato Gaúcho.
Um nome que veio para ser titular absoluto é Reinaldo. O experiente lateral-esquerdo de 33 anos veio sem custos para o Grêmio por duas temporadas, depois de não chegar a um acordo com o São Paulo para a renovação de contrato. Assim, deve barrar o contestado Diogo Barbosa. Já os demais terão que brigar por um lugar na equipe.
Grêmio trouxe muitas opções para grupo
Desse modo, o que pode ter mais chances de obter vaga no time é o volante Pepê. Trazido em definitivo do Cuiabá até 2025, o atleta de 24 anos pode herdar a posição de Bitello, já que o Grêmio busca negociar o jovem meio-campista. Além disso, o futuro de Lucas Leiva está indefinido por conta de uma alteração nos batimentos cardíacos do experiente volante apontada por exames de rotina.
Já os demais devem ser alternativas para o grupo. Nesse sentido, o zagueiro Bruno Uvini veio depois de ficar sem vínculo com o Tokyo FC em agosto. Então, o defensor de 31 anos, capitão da seleção sub-20 campeã mundial em 2011 e medalhista de prata em Londres em 2012, assinou por um ano com opção de renovação. Assim, fará sombra a Geromel e Kannemann, junto com Bruno Alves.
Por fim, o Grêmio fará duas apostas, ambas por empréstimo de um ano com a possibilidade de compra: o meia-atacante Gustavinho e o atacante Everton Galdino. O primeiro tem 21 anos e vem do América-MG, já o segundo de 25 anos se destacou no Tombense no Brasileirão Série B.
Entre os reforços encaminhados mas ainda não anunciados, além de Luis Suárez, está o lateral-direito Fábio. Aos 32 anos, o jogador defende o Nantes e teve passagem pelo Manchester United, junto com o irmão gêmeo Rafael, atualmente no Botafogo. Por fim, o Grêmio também se aproxima do lateral-direito João Pedro, que deve rescindir com o Porto, do meia Vina, do Ceará, além de existir a possibilidade do retorno de Douglas Costa, atualmente no LA Galaxy.