Com o Grêmio na segunda divisão, o principal objetivo da temporada era voltar à elite do futebol nacional. Embora o objetivo tenha sido alcançado, alguns jogos revoltaram a torcida durante o ano. Veja quais foram os principais:
Mirassol 3×2 Grêmio
Tendo a Copa do Brasil como a maior competição nacional em 2022, a expectativa era de que o clube pudesse ir mais longe. Após sair perdendo para o Mirassol, time da série C, o tricolor gaúcho virou a partida. No entanto, o que parecia ser uma classificação tranquila tomou ares dramáticos.
O Mirassol virou aos 18 minutos do segundo tempo e, desde então, o Grêmio não conseguir reverter o placar. O tricolor gaúcho ainda jogou com um homem a mais durante quase 30 minutos, mas a vantagem numérica não foi suficiente.
Grêmio 0x1 Chapecoense
Após conquistar o Gauchão, a expectativa era de que o tricolor fosse despontar na Série B. Mesmo tendo como concorrentes grandes clubes como Vasco, Cruzeiro e Bahia, o Grêmio era considerado favorito. Todavia, o início da competição foi dura para o tricolor.
Após estrear empatando em 0x0 com a Ponte Preta, o primeiro jogo na Arena revoltou a torcida. O Grêmio perdeu para a Chapecoense e começou a competição provocando desconfiança na torcida.
Vila Nova 0x0 Grêmio
Em boa parte da Série B, o tricolor gaúcho teve muitas chances de entrar no G4. Contudo, acabou tropeçando em algumas delas e apresentando um futebol que irritou os torcedores. Em Goiânia, na 9ª rodada, o Grêmio ficou no 0x0 e perdeu a chance de ficar entre os 4 primeiros.
Com o resultado, o Grêmio chegava a 4 jogos sem vitória e o técnico Roger Machado começava a ser questionado.
Grêmio 0x1 Ituano
Em jogo válido pela 26ª rodada, o tricolor atingiu uma nova sequência sem vitórias (3 jogos). O Ituano marcou no final da partida, pouco antes dos acréscimos. Com a derrota, o Grêmio deixou escapar a chance de se consolidar no G4.
Após o apito final, protestos na arquibancadas, vaias aos jogadores e principalmente ao técnico Roger Machado.