Todo flamenguista lembra do time de 2019 com carinho. Comandado por Jorge Jesus, o Mengão jogava um futebol que encantava, vencendo a Libertadores e o Brasileirão. Esse time é considerado por muitos um dos melhores da história do clube.
Mas, apenas três anos depois, muitos jogadores daquele elenco já deixaram o clube. Para ser mais preciso, restam apenas seis jogadores, entre todos do elenco.
O último a deixar o Flamengo foi Rodinei. O lateral-direito, que foi um dos destaques do time na última temporada, foi anunciado pelo Olympiacos, da Grécia.
Além de Rodinei, outros seis jogadores de 2019 deixaram o clube esse ano: César, Renê, Willian Arão, Vitinho, Diego Alves e Diego Ribas.
Então, dos jogadores que fizeram parte do ano mágico flamenguista, vencendo títulos e jogando bem, restam apenas: Rodrigo Caio, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Dos seis, porém, Rodrigo Caio e Bruno Henrique quase não atuaram esse ano por causa de lesão.
Por outro lado, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol, seguem em ótima forma e são titulares absolutos da equipe. Everton e Arrasca, por exemplo, disputaram a Copa do Mundo 2022. Gabigol era cotado, após decidir mais um título de Libertadores.
Agora, eles dividem o protagonismo com Pedro, que foi convocado por Tite para a Copa. Pedro, que chegou ao clube em 2021, assumiu a titularidade esse ano, após a lesão de Bruno Henrique.
Onde estão os outros jogadores do Flamengo de 2019?
24 jogadores que venceram a Libertadores de 2019, já deixaram o clube. Além, claro, de Jorge Jesus, que hoje dirige o Fenerbahçe, da Turquia. Veja por onde anda cada jogador:
Diego Alves está sem clube
César está no Boavista (Portugal)
Gabriel Batista está no Santa Clara (Portugal)
Pablo Marí está no Monza (Itália)
Thuler está no Vissel Kobe (Japão)
Rhodolfo está sem clube
Rodinei está no Olympiacos (Grécia)
Willian Arão está no Fenerbahçe (Turquia)
Diego Ribas se aposentou
Renê está no Internacional
Pepê está no Grêmio
Vitinho está no Al-Ettifaq (Arábia Saudita)
Vinicius Souza está no Lommel (Bélgica)
Gerson está no Olympique de Marseille (França)
João Lucas está no Cuiabá
Hugo Moura está no Athletico-PR
Rafinha está no São Paulo
Reinier está no Girona (Espanha)
Lincoln está no Vissel Kobe (Japão)
Lucas Silva está no AvaÍ
Piris da Motta está no Cerro Porteño (Paraguai)
Berrío está no Rionegro Águila (Colômbia)
Vitor Gabriel está no Juventude
Dantas está sem clube