No dia 18 de dezembro de 2021, Ronaldo oficializou a aquisição de 90% da Sociedade Anônimo do Futebol do Cruzeiro. Assim, de lá para cá, a Raposa alterou integralmente o plantel e realizou mais de 30 negociações em um ano.
O Fenômeno repaginou totalmente o time após o Brasileirão Série B 2021. Tratam-se de 25 contratações neste ano; além disso, há atletas que se promoveram da equipe de base.
Para a temporada que vem, o clube já formalizou seis nomes. São eles, Anderson, Rafael Bilu, Mateus Vital, Igor Formiga, Ramiro e Neris. Mais meia dúzia de reforços estão próximos de integrar o elenco: Christian, Mateus Davó, Nikão, Raul Gustavo, Walisson e Wesley.
A procura por jogadores, contudo, não deve acabar, pois Lucas Romero, volante, tem oferta para voltar ao Cruzeiro; ademais, a Raposa ainda deseja comprar um lateral-esquerdo.
Com Ronaldo à frente, Cruzeiro enfrenta hoje mudanças radicais no elenco
Entretanto, para que hoje toda essa ‘revolução’ fosse possível, outros jogadores tiveram que se despedir do clube recentemente. Aliás, são mais de 40 nomes que deixaram o time mineiro, quer mediante venda, quer mediante empréstimo, quer devido a término de vínculo.
A baixa mais forte foi de Fábio, goleiro que chegou a renovar vínculo para 2022 anteriormente. Após a vinda de Ronaldo, o clube dispensou o ídolo. Depois, alguns atletas nem chegaram a treinar, como Jailson, Pará e Fernando Neto.
Só cinco jogaram pelo menos um jogo da Série B nos últimos dois anos pelo Cruzeiro: Adriano, Eduardo Brock, Rômulo, Stênio e Vitor Roque. Do elenco que conseguiu o acesso à elite nacional,16 já saíram; somente os goleiros Denivys e Gabriel Mesquita estão sob empréstimo, o primeiro para o Athletic, o segundo ao Água Santa.
O defensor Eduardo Brock é, inclusive, a única contratação para a campanha 2021 que continua no plantel do Cruzeiro. No dia 14, o treinador Paulo Pezzolano iniciou os trabalhos para a nova temporada, com 21 jogadores disponíveis. Hoje já são 23, e a expectativa é que esse número aumente.