O falecimento de Pelé, ocorrido nesta quinta-feira, comoveu o mundo do futebol e fez times e jogadores se manifestarem em pesar pela morte do Rei do Futebol. Assim como alguns dos grandes rivais na carreira do maior jogador de futebol de todos os tempos.
O Corinthians, time ao qual Pelé fez mais gols quando jogador do Santos, usou as redes sociais para prestar homenagem ao Rei e citou a ‘honra’ de ter o Atleta do Século como rival nos vários clássicos em que protagonizou contra o Peixe ao longo da carreira do jogador.
“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta profundamente o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aos 82 anos. Foi uma honra tê-lo como adversário nos grandes clássicos de uma carreira de sucesso inquestionável que o tornou o maior atleta de todos os tempos no futebol”, diz a nota corintiana.
Na história de Pelé como jogador, talvez não houve rival que mais sentiu o peso dos gols do Rei do que o Corinthians. Ao todo, foram 49 gols em 47 jogos oficiais feitos pelo Atleta do Século contra o time de Parque São Jorge em sua vitoriosa carreira, numa trajetória de grandes alegrias do Peixe diante do Rival.
Os anos 60 se tornaram prolíficos em confrontos entre Santos e Corinthians no qual o eterno camisa 10 acabou sendo ‘carrasco’ corintiano. Grande parte dos gols do Rei moveu um tabu de 11 anos dos corintianos sem vencer o Peixe (isto em partidas no Paulistão) na década mais vitoriosa do clube da Vila Belmiro. Tabu este que foi encerrado apenas em 1968 por parte dos corintianos,