O Corinthians chega para 2023 com um grande número de atletas com potencial de convocação de suas seleções para o futuro. O que pode ser tanto um benefício para um time que se acostumou no passado a ter jogadores defendendo seus escretes nacionais, mas também um problema para quando estas partidas acontecerem.
O site Meu Timão aponta seis jogadores (cinco estrangeiros e um brasileiro) do atual elenco a terem potencial para poderem ser convocados a partir do próximo ano. Com isso, surge o problema sobre a possibilidade de que estes sejam chamados a defender seus países em jogos durante o ano.
Pelo menos o problema não deverá afetar as partidas corintianas na temporada. O calendário da CBF para 2023 não deverá reservar partidas para os dias em que houverem as datas-Fifa, o que já reduziria o impacto de perder jogadores para potenciais jogos de importância durante o ano.
No calendário do futebol brasileiro da temporada, não haverá jogos nas 48h antes e depois de jogos de seleções, o que ajudaria o Corinthians e outras equipes a terem atletas disponíveis para suas partidas a tempo de poderem jogar depois de servirem suas seleções. No entanto, isto também dependerá do calendário de datas-Fifa e de como as outras competições irão desenvolver suas partidas.
A Conmebol, por exemplo, tem um calendário próprio para seus torneios e estes poderiam colidir com datas-Fifa dependendo da disposição destes. Ou seja, caso o Corinthians tenha uma caminhada longa na Libertadores e houverem jogos da competição que aconteçam perto de jogos de seleções e tal ajuste não existir, haverá a possibilidade de não contar com estes para partidas do certame.
Balbuena e Romero (este que retornou nesta semana ao Timão) são constantemente chamados para a seleção do Paraguai e Fausto Vera teve chances de ser chamado pela Argentina. Ainda constam na lista de possíveis convocados do time de Parque São Jorge Yuri Alberto (Brasil), Bruno Méndez (Uruguai) e Cantillo (Colômbia)
Sabadão de sol e muito treino no CT. Dr. Joaquim Grava! ⚽🏃🏻☀️
📹 Olavo Guerra / Corinthians TV#VaiCorinthians pic.twitter.com/qWJ0aegaWr
— Corinthians (@Corinthians) December 17, 2022