A tão sonhada conquista do hexacampeonato pelo Brasil foi adiada mais uma vez. Considerada uma das favoritas ao título, a seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final para a Croácia. Após empate sem gols no tempo normal, a equipe treinada por Tite abriu o placar na prorrogação com Neymar. Mas os croatas conseguiram o empate nos segundos finais e levaram a melhor na disputa por pênaltis.
Dessa forma a seleção canarinho só poderá voltar a levantar a taça em 2026. Com isso o jejum que o país viveu após o tricampeonato já será igualado. Depois de conquistar a Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970, o Brasil ficou 24 anos sem título.
O tetracampeonato veio apenas em 1994, na competição disputada nos Estados Unidos.
Segundo maior jejum da história do Brasil
Após o tetra em 1994, a seleção brasileira ficou 18 anos sem títulos, conquistando o título novamente apenas em 2002. Agora a chance de voltar a conquistar a competição será apenas daqui quatro anos.
Caso não conquiste a taça em 2026, o Brasil irá chegar ao seu maior jejum da história das Copas do Mundo.
Desempenho recente nos mundiais
Entre 2006 e 2022 o Brasil chegou quatro vezes nas quartas de final da Copa do Mundo (2006, 2016, 2018 e 2022). Já em 2014, o sonho do título terminou nas semifinais, na goleada sofrida para a Alemanha, na edição disputada em solo nacional.
Um fato interessante é de que todas as eliminações aconteceram contra seleções europeias. Em 2006 a eliminação foi para a França. Em seguida, derrotas para os holandeses, alemães, belgas e agora a seleção croata.
Mais informações da seleção brasileira
Quase toda delegação do Brasil já deixou o Catar após a eliminação nas penalidades. E como já era esperado, Tite se despediu da seleção após a derrota.
Dessa forma, a CBF agora irá buscar por um novo treinador no mercado. Diversos nomes já estão sendo especulados, mas por hora essa definição está longe de acontecer.
Vale lembrar que antes da Copa do Mundo começar, o comentarista Caio Ribeiro cravou que Mano Menezes será o próximo técnico. Além disso ele afirmou que Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, será o novo diretor de futebol da CBF. Só que tanto Mano como Sanchez chegaram a desmentir Caio após esse declarações.